Blog – Ideas your way
Dicas de como limpar os tapetes em casa
10 Set

Dicas de como limpar os tapetes em casa

Os tapetes são excelentes itens decorativos e ajudam não só a manter a beleza da casa, como também podem ser funcionais. Eles ajudam a deixar o local mais aconchegante, podem ser ótimos para deitar e assistir a um filme e também conseguem dividir visualmente os cômodos da casa, ideal para quem mora em estúdios. O único problema é como limpar os tapetes em casa?

Eles acumulam muita poeira e precisam ser limpos constantemente, em especial nas casas onde pessoas que são alérgicas à poeira moram. E independente disso, manter a higiene da casa e dos móveis é essencial em qualquer lugar.

Por isso, vamos ensiná-lo agora como fazer a limpeza diária do seu tapete em casa. Não se esqueça de, a cada 6 meses, enviá-lo para uma empresa especializada a fim de fazer uma limpeza mais profunda. Confira!

4 dicas para limpar os tapetes em casa 

1. Tapetes de pelo alto

Os tapetes de pelo alto são utilizados, principalmente, durante o inverno e deixam a casa mais confortável nessa época do ano. O primeiro passo para limpar esse tipo de tapete é usando o aspirador de pó na superfície de forma bastante cuidadosa.

Para remover as manchas mais pesadas, você deve preparar uma solução de água com detergente neutro para umedecer a superfície do tapete. Em seguida, com a ajuda de uma escova macia, vá passando-a delicadamente no sentido do pelo. Por fim, passe um pano umedecido com água limpa e ponha o tapete para secar em um local arejado.

2. Remova as manchas

Quer uma ótima receita caseira para remover as manchas do tapete além do detergente neutro com água? Basta misturar água oxigenada com bicarbonato de sódio e coloque somente no local da mancha. Deixe agir por alguns minutos e agora é só usar um papel branco como um papel toalha para removê-la.

3. Faça limpeza a seco

Sabia que você também pode fazer limpeza a seco do tapete em casa? Muitas pessoas ficam com medo de usar água para limpar o tapete e com razão. Um dos riscos é que ele não se adequadamente e acabe sendo um local de proliferação de fungos.

Para fazer a limpeza a seco você só vai precisar de bicarbonato de sódio e amido de milho. Basta misturar os dois ingredientes na mesma proporção e aplicar sobre o tapete. Essa mistura ajuda a “sugar” a sujeira. Depois, é só passar o aspirador de pó e pronto, o tapete está limpo.

4. Neutralize o mau cheiro

Infelizmente o tapete pode ficar com mau cheiro, especialmente se você tem animais de estimação em casa ou mora em um local úmido e a casa fica fechada por muito tempo (por exemplo, você passa o dia fora e só abre a casa de noite). Para isso, faça uma mistura com bicarbonato de sódio e folhas secas de canela (pode ser qualquer outro tipo de ingrediente que você goste do cheiro como cravo, lavanda e assim por diante).

Basta espalhar essa mistura pelo tapete e depois aspirar. O tapete ficará cheiroso e a sua casa também.

Você pode fazer essa limpeza uma vez por semana, a cada 15 dias ou na frequência que achar melhor. Lembre-se de não esfregar o tapete ou usar vassoura. Isso estraga o material e só ajuda a espalhar ainda mais a sujeira.

Quer receber mais dicas para ajudá-lo no seu dia a dia? Então, assine a nossa newsletter!

Share with
your friends

Leave a comment

Select the subject of
your interest!

Want to receive tips and news from Henn?