Blog - Ideias do seu jeito
Limpeza pesada: como limpar o guarda-roupa em passos simples
17 Abr

Limpeza pesada: como limpar o guarda-roupa em passos simples

Quem nunca ficou “horas” vasculhando o guarda-roupa inteiro atrás daquela peça que cairia perfeitamente no look?

Além de ajudar a manter a organização em dia, limpar o guarda-roupa contribui para manter as roupas impecáveis. Se o seu roupeiro está uma confusão ou se você apenas decidiu que passou da hora de fazer uma limpeza completa, aprenda de uma vez por todas como limpar o guarda-roupa com nossas dicas.

Antes de começar a limpar o guarda-roupa

  • Confira todas as suas roupas e separe para doação as peças que você não pretende usar mais. Além de ser uma atitude bacana, vai te ajudar na organização.
  • Inspire-se no momento para limpar prateleiras, cantos e gavetas.

Como limpar o guarda-roupa

Na parte externa, remova o excesso de pó com uma flanela ou um pano de microfibra. Prepare uma solução com 2 colheres de detergente neutro diluídos em 2 litros de água. Pegue um pano de algodão e passe no guarda-roupa. Depois, use um pano limpo para secar.

Limpe, principalmente, nas partes onde você mais coloca as mãos como os pegadores e, no caso das portas de correr, nas laterais. Nossas mãos estão com poeira e suor e com o passar do tempo, é comum que essas partes do guarda-roupa fiquem mais sujas.

Já na parte interna, você pode evitar mofos e odores ruins fazendo uma limpeza mensal. Retire tudo o que está dentro e comece limpando com um aspirador de pó nas gavetas e prateleiras. 

Depois, coloque um pouco de vinagre branco (algumas gotas apenas) em um pano de algodão e faça a limpeza. Para limpar os cantos, use uma escova pequena e macia também com um pouco de vinagre branco. Para dar acabamento na limpeza, use um pano seco. Para arejar, deixe o guarda-roupa aberto por 10 minutos.

Atenção: não use limpa-vidros, pois com o tempo o produto cria uma película protetora que provoca manchas.

Para limpar as portas de armários com espelho, pegue um pano macio com água e coloque três gotas de detergente neutro. Aplique e depois retire o excesso com um pano úmido. Para limpar o espelho, passe um pano com álcool e logo em seguida um jornal ou folha de revista em movimentos circulares.

Não se esqueça das caixas

É bastante comum que as pessoas guardem diversos objetos na parte de cima do guarda-roupa em caixas organizadoras. Elas também devem fazer parte da limpeza ok? Portanto, abra cada uma e faça uma geral. Além da limpeza, veja o que realmente é necessário é o que pode ser jogado fora.


Parte de cima do guarda-roupa

E falando nisso, a parte de cima do guarda-roupa é a que mais costuma acumular poeira, por isso, ela precisa ser limpa com maior frequência. O ideal é que você tenha uma escada para que você possa ficar acima da altura do móvel. Assim, a limpeza será feita de uma forma melhor e reduz o risco de que parte dela vá para em outros móveis do quarto.

Se o guarda-roupa estiver mofado?

A limpeza do guarda-roupa mofado exige cuidados especiais. Com o armário vazio, coloque uma bacia dentro dele com 500 ml de água fervida e 500 ml de vinagre branco. Deixe a mistura pernoitar. No outro dia, passe um pano com algumas gotas de vinagre e deixe secar com as portas abertas.

Depois, coloque pedaços de giz escolar dentro, em cada canto, para absorver a umidade. Troque o giz uma vez por mês.

Como organizar o guarda-roupa

Após fazer a limpeza pesada do guarda-roupa, é hora de arrumar as peças para ganhar espaço, praticidade e organização. Existem diversos tipos de cabides ideais para pendurar saias, vestidos ou calças. Para essas peças, dê preferência para os cabides com pregadores de roupa.

Para as roupas mais delicadas, como vestidos de festa, a melhor forma de conservar é guardando dentro de sacolas. Mas não guarde de qualquer maneira, ou seja, embolados, especialmente se houver apliques ou pedrarias. 

Outra dica incrível é separar as peças por tipos. Pendure separadamente os vestidos, calças, casacos, entre outras roupas. Organize também por cor para facilitar sua escolha. Use o mesmo método de separação para as gavetas do guarda-roupa. Crie gavetas exclusivas para roupas íntimas, pijamas e meias. 

Ao pendurar as camisas e camisetas de manga longa ou casacos e jaquetas, dobre as mangas para a frente. Com isso, você evita que as peças se enrosquem na hora de tirar do armário e ainda economiza espaço.

Confira como dobrar as camisetas para guardar nas gavetas e otimizar o espaço com as dicas do canal Penso, logo divido:

  1. Dobre a barra da camiseta deixando o lado avesso à mostra;
  2. Dobre uma lateral da camiseta em direção ao centro da mesma;
  3. Faça o mesmo do outro lado;
  4. Faça um rolinho, começando da gola em direção à parte que você deixou do lado avesso;
  5. Embrulhe e prenda com a barra que dobrou no começo.

Se quiser, organize as roupas de acordo com as estações do ano. Se estiver quente, por exemplo, coloque as roupas de frio no fundo da gaveta. Uma ótima opção é guardar as roupas que não serão utilizadas na estação dentro das malas. Como, de qualquer maneira elas vão ocupar um lugar considerável nos maleiros, que tal aproveitar para guardar algo dentro delas? Assim, você ainda libera espaço para deixar as peças que estão sendo utilizadas mais organizadas.

Outra dica importante para limpar o guarda-roupa é não ter pressa. Por isso, escolha o dia que você não tiver muitas tarefas para colocar em prática. Por exemplo, um final de semana, um feriado e assim por diante. Ligue sua trilha sonora preferida e quem sabe isso te ajude até a relaxar.

Com essas dicas, escolher o que vestir no seu dia será muito mais fácil. E aí? Tudo pronto para deixar o seu guarda-roupa organizado e limpinho? Se quiser mais dicas valiosas como esta, acompanhe o blog e nossas redes sociais!

Leia também: 04 dicas de organização que todo mundo deveria saber!

Compartilhe
com seus amigos

Deixe seu comentário

Selecione o assunto de
seu interesse!

Quer receber dicas e novidades da Henn?