Blog - Ideias do seu jeito
04 dicas de organização que todo mundo deveria saber!
26 Fev

04 dicas de organização que todo mundo deveria saber!

Todos querem ter um espaço devidamente organizado e limpo. A desorganização de um ambiente atrapalha o funcionamento do cérebro. Você já deve ter percebido isso, por exemplo, quando sentou na mesa de trabalho e não conseguiu se concentrar ou quando foi tentar fazer a sua comida, mas a cozinha estava uma verdadeira zona de guerra.

É possível até tentar deixar tudo devidamente organizado, mas às vezes falta o conhecimento necessário não só para organizar, mas também para manter tudo arrumado. Por isso, é importante conhecer algumas dicas de organização que certamente o ajudarão a manter o seu espaço visualmente mais satisfatório.

Listamos abaixo dicas de organização valiosas para que você coloque o seu local em ordem hoje mesmo!

1. Descubra o que manter e o que descartar

É bem provável que você possua várias coisas que, de fato, não usa há muito tempo, mas sente-se apegado a esse objeto de alguma forma. Pois bem, chegou a hora de passar adiante.

Para isso, faça uma “varredura” no seu guarda-roupa, nas suas gavetas e em toda a casa (especialmente naquele lugar chamado “quarto da bagunça”). Pegue cada um dos objetos e pense: “isso me traz felicidade?” Mantenha apenas o que realmente importa, o que realmente faz diferença na sua vida. O que sobrou é possível doar (se ainda estiver em boas condições de uso), sempre tem alguém precisando.

2. Separe tudo por categorias

Leia também: 04 estilos de decoração para a sua casaHá um perfume na pia do banheiro, outro na cômoda do quarto e outro na gaveta do armário da casa. As toalhas e roupas de cama estão espalhadas pelos mais diversos banheiros e armários pela casa. Bom, essa não é a melhor maneira de arrumar as suas coisas.

O melhor mesmo é separar tudo por categoria. Por exemplo, todos os seus produtos cosméticos e de beleza devem se concentrar em um único lugar. Escolha o local no qual eles serão mais úteis — provavelmente no seu banheiro — e reúna todos os itens. Faça isso com cada objeto da casa.

Além de manter a organização do espaço, você também não gastará mais dinheiro comprando coisas desnecessárias que acha que não tem ou não tem o bastante.

3. Desapegue-se dos livros

Quem é amante da leitura deve estar em choque com essa dica e dizendo “não vou me desfazer dos meus livros”. Não estamos falando para sair doando tudo, mas sim daqueles que guarda na prateleira há séculos e nunca leu. Então, você deve estar dizendo agora “mas e se eu quiser ler?”. O mais provável é que se não leu até hoje, não vai ler, e só está enganando o seu cérebro por causa do sentimento de posse que tem sobre esses itens.

Até mesmo aqueles que já leu e, provavelmente não lerá de novo, também é para se pensar. Para que ficar acumulando objetos? Além disso, ao doar os seus livros ajuda a reduzir o consumismo desenfreado e ajuda a manter uma sociedade mais sustentável.

4. Não faça bolinhas com as meias

Esse é um hábito bastante comum, mas que precisa ser desfeito imediatamente. Além das bolas de meias ocuparem mais espaço nas gavetas, essa forma de guardar estica o elástico e assim, as meias acabam perdendo a funcionalidade e você precisa comprar cada vez mais. Portanto, resista!

Quer receber mais dicas de organização e outras para ajudar a deixar o seu dia a dia mais fácil? Então, assine a nossa newsletter!

Compartilhe
com seus amigos

Deixe seu comentário

Selecione o assunto de
seu interesse!

Quer receber dicas e novidades da Henn?