Blog - Ideias do seu jeito
Como escolher o tapete ideal para o quarto: tudo o que você precisa saber
29 Nov

Como escolher o tapete ideal para o quarto: tudo o que você precisa saber

Seja para delimitar espaço ou deixar o ambiente mais aconchegante e bonito, os tapetes são considerados um dos itens mais desejados para quem quer decorar o quarto. 

Porém, por mais simples que pareça, escolher o tapete exige alguns cuidados: mesmo sem regras rígidas, é preciso avaliar o formato, as dimensões, o estilo e as cores. Só assim, essa importante peça terá harmonia com os demais itens que fazem parte do quarto.

Se a sua dúvida é como escolher o tapete ideal para o quarto, preparamos um guia para te ajudar a fazer a escolha certeira. Continue lendo o nosso post!

Decoração x Função

Por mais que os tapetes sejam colocados para uma função decorativa, suas possibilidades vão além. Servem também para aquecer e dar aconchego, esconder eventuais defeitos no chão do quarto, abafar ruídos e proteger o chão de riscos. Pense na função que o tapete terá em seu quarto antes de comprar com o objetivo de usá-lo apenas como peça decorativa.

Se necessário, escolha mais de um tapete

Por mais que a tendência atual seja de usar apenas um tapete no quarto, nada impede que você combine mais de uma peça, principalmente se o quarto for grande. Porém, é importante que as peças sigam um mesmo estilo e que tenham equilíbrio entre as cores para conversarem entre si na decoração.


Escolha as cores do tapete com cuidado

Este é mais um ponto importante para quem busca entender como escolher o tapete ideal para o quarto: as cores são fundamentais para garantir o equilíbrio do ambiente. Escolha uma cor que proporcione equilíbrio. Por exemplo, se o quarto tiver muitos itens com estampas e texturas, opte por uma peça mais neutra. Se for o contrário, escolha tapetes coloridos.

Leve o piso do cômodo em consideração

Como já falamos, o tapete deve ser pensado levando em consideração todos os itens que compõem o quarto, inclusive o piso. Na verdade, os tapetes costumam combinar com todos os tipos de piso – exceto com carpetes. Se o piso for xadrez, escolha um tapete neutro e liso. Já pisos claros ou semelhantes à madeira ficam bem com peças coloridas e estampadas.

Como posicionar o tapete no quarto

Quem tem um espaço considerável na lateral da cama, pode escolher tapetes maiores e mais largos para preencher os espaços vazios. Outra opção para quem possui quarto grande é usar passadeiras nos dois lados da cama. 

Se o quarto for pequeno, uma boa escolha é colocar um tapete de tamanho médio para pequeno sob os pés do final da cama. O importante é que o tapete – seja ele colorido, neutro, liso ou estampado – esteja adequado às dimensões do quarto.

Dica extra: deixe o tapete para ser um dos últimos elementos de decoração do quarto. E não se esqueça de avaliar a textura de acordo com o seu gosto: se o seu desejo é ter algo mais confortável e, ao mesmo tempo, moderno e contemporâneo, escolha uma peça com textura mais macia. Se a sua preferência é por algo mais simples e fresco, opte por tapetes de algodão ou sisal. Para um quarto mais descolado, tapetes geométricos são os mais indicados.

Gostou das nossas dicas de como escolher o tapete ideal para o quarto? Se tiver mais alguma sugestão, é só usar o nosso espaço abaixo para comentar!

Algumas das imagens deste post foram retiradas do Pinterest, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.

Compartilhe
com seus amigos

Deixe seu comentário

Selecione o assunto de
seu interesse!

Quer receber dicas e novidades da Henn?