Blog – Ideas your way
Tudo que você precisa saber antes de comprar um guarda-roupa
09 Fev

Tudo que você precisa saber antes de comprar um guarda-roupa

A decisão de comprar um guarda-roupa deve levar em consideração diversos fatores, afinal, este móvel vai lhe acompanhar por um bom tempo. Em meio a tantas opções disponíveis no mercado, essa escolha acaba tornando-se difícil. 

Fundamental na organização do quarto, o guarda-roupas é mais do que um item para você colocar roupas e objetos pessoais, ele também pode ser um excelente elemento de decoração

Antes mesmo de ir a uma loja ou buscar na internet, é necessário saber o que você tem em mente que lhe agrada, como tamanho, cor e orçamento, mas claro que alguns detalhes técnicos também contam, como o material que o guarda-roupa é feito, o prazo de garantia e demais informações técnicas que podem fazer a diferença na hora de comprar.

Afinal, sempre estamos buscando pelo melhor que caiba no nosso bolso, não é mesmo?

Unir praticidade, design e qualidade vai ficar mais fácil com as dicas valiosas que você vai ver nesse post. Continue lendo e não erre mais na hora de comprar o seu guarda-roupa!

1 - O que eu quero?

Antes de falarmos nos detalhes mais técnicos de um guarda-roupa, você precisa saber exatamente o que procura, assim muitas opções que não tem relação com a sua ideia serão eliminadas, facilitando muito a sua vida!  

Pensa nas respostas para as seguintes perguntas, esse será a direção que você vai começar a seguir: 

  • Por que preciso comprar um guarda-roupa novo?
  • Preciso de muito espaço ou pouco?
  • O local onde vou colocar o móvel é grande ou pequeno
  • Quanto estou disposto a gastar?
  • Do que eu não abro mão em um guarda-roupa?
  • Tenho preferência por cores?
  • Portas de correr ou abrir? 

2 - Pesquise 

Nada melhor do que estar bem informado a respeito desse assunto, não é mesmo?

Aqui vale de tudo! Navegue pela internet, vá às lojas físicas, veja, toque e pergunte. Converse com conhecidos que já passaram pela experiência de comprar um móvel no determinado lugar que você escolheu ou tem intenção de comprar.

Quanto mais informações melhor! 

3 - Portas de abrir ou de correr

Você sabia que a porta de abrir pode ser uma opção mais econômica do que a de correr? As dobradiças para portas de abrir podem custar menos do que os trilhos.

Porém, a de correr traz uma grande vantagem na hora do uso, elas não ocupam espaço, pois correm para dentro do próprio móvel. Já a de abrir é necessário um espaço fora do móvel para que elas abram.

Um excelente benefício das portas de abrir é o espaço, elas ocupam uma profundidade menor no guarda-roupa, sobrando, assim, uma área maior dentro do móvel.

4 - Guarda roupa com ou sem espelho

O espelho no guarda-roupa é uma ótima saída para você que tem um cômodo pequeno, ele vai dar a impressão de que o quarto é maior. Mas, essa peça acaba encarecendo o preço, contudo, o custo benefício na maioria das vezes vale a pena.

No mercado é possível encontrar muitas opções, com espelho em todas as portas ou só em uma, cabe a você escolher o que melhor atende às suas necessidades. 

Vale ressaltar, que se no seu quarto já há um espelho, pode não ficar legal colocar um móvel com mais um. O excesso de espelhos sobrecarrega o visual do ambiente, criando um efeito confuso.

Roupeiro Palace em opções sem e com espelho

5 - Divisões internas

A escolha da parte interna do guarda-roupa que você pretende adquirir é muito importante. Pode parecer óbvio, mas quanto maior o guarda-roupa, maior será o seu valor.

Porém, alguns detalhes podem fazer a diferença em um móvel menor, por exemplo, mais gavetas e prateleiras, assim você terá mais espaço, gastando menos.

Parte interna do Roupeiro Cavic

Parte interna do Roupeiro Açaí

 6 - MDF e MDP 

A maioria dos guarda-roupas e também outros móveis, tem como matéria-prima o MDP e o MDF, confira a seguir a diferença entre eles:

MDP: é um painel constituído por partículas de madeira aglutinadas entre si. É produzido em três camadas: uma mais grossa no miolo e duas finas nas superfícies.

O MDP é usado principalmente em peças retas, sem acabamentos curvilíneos.

Roupeiro Cover

MDF: é um painel constituído por fibras de madeira aglutinadas com resina sintética. É um material uniforme, plano e denso, tanto em sua superfície como em seu interior.

O MDF é usado principalmente em móveis usinados, com acabamentos detalhados.

Roupeiro Linha Pão de Mel

Cada um dos materiais possuem qualidade e devem ser escolhidos conforme as necessidades e o uso dos móveis para o ambiente. Tanto o MDF ou MDP podem ser utilizados sozinhos ou em uma combinação entre os dois. 

7 - Tipos de corrediças 

Pouca gente presta atenção nestes detalhes, mas as corrediças são super importantes para o guarda-roupa, pois elas são as responsáveis pela abertura e fechamento das portas e gavetas, além de serem determinantes para o amortecimento durante o uso do móvel, por exemplo. Confira os dois principais modelos:

Corrediças metálicas:

Feitas de metal e pintadas com uma tinta impermeável, esse tipo de corrediça possui um sistema de roldana de nylon que suporta até 25kg. A vantagem desse material é a facilidade de extrair a gaveta.

Corrediças telescópicas:

Feitas de aço com acabamento zincado, esse tipo de corrediça suporta até 45 kg e possui um sistema de rolamento com esferas metálicas, proporcionando um deslizamento mais suave e silencioso.

As vantagens dessa opção é a extração total da gaveta e a trava para a retirada da mesma, ou seja, mais segurança na hora de retirar.

O que realmente você precisa saber antes de comprar um guarda-roupa são as suas necessidades que precisam ser alcançadas.

Guiar-se pelo modelo, muitas vezes, pode resultar em um móvel que não se adeque ao que você precisa. Levar em consideração alguns itens e que você pode nunca ter pensado, como as corrediças, poderá lhe auxiliar (e muito) na decisão da compra

Ficou bem mais fácil a decisão, né? Agora é pensar em uma cor que harmonize com o restante dos seus móveis! Aproveite e confira os modelos de guarda-roupas em nosso site e encontre o ideal para você!

Não se esqueça, assim que o seu guarda-roupas novinho chegar, faça uma limpeza pesada nele, para eliminar todos os elementos que possam ter vindo junto! 

Leia também: 04 dicas para nunca errar na decoração de ambientes internos

Share with
your friends

Leave a comment

Select the subject of
your interest!

Want to receive tips and news from Henn?

Type your name
Enter a valid email!

Do you want to receive emails from Henn about products and services? You can unsubscribe at any time.

Required field

Privacy policy

You can learn more about how we handle your personal data and your rights by reviewing our Privacy policy.