Blog - Ideias do seu jeito
Segredos para decorar gastando pouco
16 Jan

Segredos para decorar gastando pouco

A decoração de uma casa ou apartamento reflete a personalidade dos moradores, o cuidado que foi direcionado para transformar o ambiente em um lar e o carinho com detalhes pode fazer muita diferença no conjunto da obra, criando sensações positivas através de um local bem decorado.

Porém, projetos e itens de decoração podem demandar grande investimento para que a organização fique do jeitinho que foi idealizada, muitas vezes desmotivando os moradores. Entretanto, para a nossa felicidade, há cada vez mais possibilidades de decorar gastando pouco, com dicas que servem para os mais diferentes espaços.

Confira algumas dessas ideias para facilitar na hora de decorar o ambiente sem comprometer o orçamento!

1. Procure peças multiuso

Em ambientes principais como quarto e cozinha a dica é optar por peças que, além de combinar com o cômodo, sejam mais baratas e ofereçam praticidade para o dia a dia, como peças multiuso particulares de cada local.

Dentre as possibilidades, há cômodas com vários gaveteiros e espaços conjuntos, painéis com compartimentos que ajudam a organizar objetos de decoração e uso cotidiano, cômodas que guardam peças de roupas e possuem superfície para itens de uso recorrente ou mesmo penteadeiras com gavetas.

Estantes, prateleiras, nichos e móveis que ofereçam aproveitamento de paredes e espaços mais altos também ajudam a decorar gastando pouco e conseguir um resultado incrível!

2. Aproveite objetos

Objetos quebrados ou em desuso podem render belos itens de decoração quando bem aproveitados.

Para isso, a internet está recheada de tutoriais e vídeos explicativos sobre tipos de artesanatos, reaproveitamento de produtos como ornamentos e, enfim, diversas possibilidades de transformações para objetos decorativos.

Como exemplo, há louças quebradas que podem servir de base para plantas ou usadas como mosaicos, pneus velhos que podem virar puffs, LPs transformados em relógios ou mesmo garrafas pet e latinhas de alumínio que rendem ótimos itens de apoio na cozinha.

Aposte na criatividade para decorar gastando pouco!

3. Invista em cores e iluminação

As cores do ambiente, papel de parede, adesivos, acabamentos em gesso e uma série de detalhes pode gerar um sentimento de cuidado maior com o local, além de aconchego e conforto.

Na cozinha, por exemplo, caso haja uma parede com tons mais fortes, os objetos de decoração podem ser simples e em menor quantidade, considerando que a cor em si gera personalidade forte no local. Nos quartos, a iluminação pode ser mais intimista, combinando com cores mais suaves e itens pessoais.

Investir nas 2 características direciona a decoração posterior e, muitas vezes, elimina a possibilidade de compras diversas. Além disso, a iluminação e cores do ambiente permanecerão por tempo prolongado, assim, devem ser muito bem planejadas.

Para ideias de decoração, é possível pensar na pintura de uma parede com tinta lavável ou que simula uma lousa. Objetos que podem ser pendurados também são boas opções e, muitas vezes, baratos, como quadros interativos, obras de artistas iniciantes ou mesmo itens funcionais, como ganchos de roupa e suporte para chaves.

4. Garimpe e aproveite oportunidades

Como opção às compras de peças novas, garimpar objetos em brechós, sebos e bazares ajuda a decorar gastando pouco, além de poder achar peças de grande qualidade ou que podem ser otimizadas com o próprio trabalho manual.

Uma última possibilidade é o escambo de serviços. Aproveitar a profissão e conhecimentos oferecendo trabalho em troca de produtos evita que ambas as partes gastem, além de aumentar a possibilidade de adquirir objetos personalizados e de qualidade.

O que achou das dicas sobre decorar gastando pouco? Acha que são boas ideias? Então compartilhe em suas redes sociais e avise os conhecidos sobre as possibilidades!

Compartilhe
com seus amigos

Deixe seu comentário

Quer receber dicas e novidades da Henn?