Blog - Ideias do seu jeito
Cores para decoração em 2019: veja as tendências e como aplicá-las
18 Set

Cores para decoração em 2019: veja as tendências e como aplicá-las

Ano a ano novas modas surgem, cores são destaque em roupas e itens domésticos e objetos tornam-se fontes de desejo dentro dos lares. Como exemplo disso, a Pantone lança paletas de cores que ditam tendências anuais, impulsionando o comércio de acordo com as definições e atraindo ainda mais pessoas que se interessam pelas escolhas.

Para 2019, o direcionamento dessa escolha foi em cores para decoração, pontuando o uso tanto em ambientes quanto em objetos e móveis que compõem o local.

Com objetivo de mostrar um pouco mais sobre as cores que a Pantone separou e como aplicá-las ao local, separamos algumas dicas e informações que vão te ajudar a compôr o ambiente. Que tal conferir?

Pantone e paletas de cores

A empresa Pantone é mundialmente conhecida por suas definições anuais em cores para vestuários e decoração, definindo paletas com tons específicos que combinam entre si e elegendo uma cor representativa para o ano.

Porém, a empresa também é referência para escolhas no segmento de casa e design de interiores, definindo entre 9 e 18 tonalidades e oferecendo dicas de como aplicá-las ao lar, comércio, restaurante e uma série de outros ambientes.

Em 2019 é previsto que 2 paletas (9 cores em cada uma) sejam referências para o design de interiores. Essas paletas já foram indicadas e estão disponíveis para consulta, sendo divididas entre:

Paleta Cravings

A Paleta Cravings é uma inspiração a partir de pratos de comida (mais especificamente sobremesas) e tem tradução “Desejos”. Seus tons são voltados para o laranja, roxo e marrom, combinando cores mais neutras com pigmentos quentes, com a ideia de referenciar as principais cores de comidas tentadoras, como tortas, cheesecakes e outros doces.

Vale ressaltar que a própria Pantone define que a Cravings faz alusões aos “desejos alimentares”, usando desde frutas vermelhas e sobremesas finas até pimentas e tipos de cafés.

Cores para decoração em objetos e interiores

Leia também: Como combinar as cores da parede com a sua cozinha Henn!Para o uso da Paleta Cravings em interiores, uma ideia é pontuar itens de destaque, como um conjunto de sofás vermelho ou marrom, mesas e nichos em tons mais quentes ou mesmo paredes que tendem ao roxo e rosa. Esse destaque deve ser harmonizado com os outros objetos do local, usando as 9 possíveis combinações.

Outra opção é focar em detalhes que referenciem a paleta, como ao escolher almofadas avermelhadas, toalhas e centro de mesas mais escuros ou mesmo objetos decorativos ou  que acompanham o uso rotineiro, como conjunto de sobremesas, vasos e suportes, quadros e uma série de outros objetos que podem ser combinados entre si e com o local.

Paleta Clássico

Diferentemente da Cravings que foca em itens e momentos atuais, a Paleta Clássico é, assim como diz o nome, direcionada para tons mais atemporais, um estilo clássico, bem conhecido e renomado quando o assunto é cores para decoração.

Essa paleta envolve tons mais escuros como preto e cinza combinando com salmão, azul mais sóbrio e beges, formando ambientes estilosos e aconchegantes.

Cores para decoração em interiores

Para decoração em interiores, a Paleta Clássico pode ser direcionada para itens em madeira e metal. Um exemplo é o uso de estantes e divisórias de madeira crua ou com verniz em tom mais escuro, outra opção é a montagem do local com móveis modernos e, ao mesmo tempo, com tons mais recorrentes, como cinzas, preto ou mesmo azulados.

Destaque em objetos e móveis

Se o foco das cores para decoração não for no ambiente em si, uma possibilidade é pensar em objetos que possam lembrar a paleta escolhida. Para a Paleta Clássico, itens como utensílios domésticos, objetos relacionados com o momento de inspiração para a linha, como cafeteiras ou mesmo conjuntos de xícara.

As duas opções de paletas da Pantone e as dicas citadas podem ser adaptadas de acordo com as preferências e gostos dos moradores. Porém, como as cores para decoração geralmente influenciam a produção de produtos usados nos interiores ou para destaque dos ambientes, é possível que muitas lojas sigam essas ideias e já oferecem suporte aos clientes que buscam essas combinações.

Como exemplo, algumas lojas desenvolvem paletas próprias de acordo com as escolhas da Pantone, já pontuando formas de combinar cada cor e facilitando a visualização do cliente. Outra possibilidade é usar simuladores na hora da compra e entender melhor como cada cor influencia na decoração, mudando as escolhas quantas vezes for necessário antes de uma decisão final.

A partir dessas opções, as cores para decoração passam a ser mais palpáveis e compreendidas, oferecendo tempo e ideias para começar a pensar na reestruturação de sua casa, loja ou mesmo local de trabalho ou lazer, observando paletas e possibilidades que seguirão o próximo ano.

Por fim, vale lembrar que todas essas dicas são e devem ser adaptadas de acordo com os gostos dos envolvidos, preferências e possibilidades, ajudando a montar todo o ambiente com cores para decoração e, ainda, agradando os envolvidos.

Gostou de saber mais sobre as tendências em cores e formas de organização dos ambientes? Se quiser receber mais conteúdo parecido, assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado!

Compartilhe
com seus amigos

Deixe seu comentário

Selecione o assunto de
seu interesse!

Quer receber dicas e novidades da Henn?

Política de privacidade

Você pode saber mais sobre como lidamos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de privacidade.