Blog - Ideias do seu jeito
04 dicas para nunca errar na decoração de ambientes internos
05 Jun

04 dicas para nunca errar na decoração de ambientes internos

A decoração de ambientes internos faz toda a diferença para o bem-estar. Quartos ou salas aconchegantes, bem iluminados e com a mobília certa são essenciais para ter um ambiente harmônico e produtivo. 

Independentemente da finalidade do local, seja ele residencial, seja comercial, é importante seguir regras básicas para aproveitar o melhor que o espaço pode oferecer. Para isso, não é preciso muito, apenas dicas boas para nunca errar na decoração. 

Quer saber que dicas são essas? Confira então aqui embaixo tudo o que queremos passar para você aprender a decorar seus ambientes!

1. Tenha as medidas de todos os cômodos

Para não errar na decoração é preciso saber a medida certa de cada cômodo. Assim, você evita comprar móveis que vão atrapalhar a passagem ou cortinas pequenas demais. Quando isso acontece, não importa o quanto o item é bonito, sua decoração vai ficar prejudicada.

Harmonizar um ambiente não é só saber comprar móveis e combinar objetos entre si, é preciso respeitar princípios básicos, como o da simetria. Portanto, já sabe, leve as medidas da casa com você quando for para a loja de decoração!

2. A pressa é inimiga da decoração

Dizem que a pressa é inimiga da perfeição. E da decoração, será que ela é também? A resposta é sim. 

Querer fazer tudo ao mesmo tempo sem planejamento pode colocar tudo a perder. O ideal é começar do essencial para o superficial, priorizando os itens principais de cada cômodo para aí sim avançar para objetos de decoração. 

Leia também: 8 super tendências de cores para decoração em 2018No quarto, por exemplo, comece por uma cama de boa qualidade e aparência fácil de combinar com diferentes estilos. Lembre-se de seguir essa referência no armário e para o resto é possível esperar mais um pouco e ousar em itens funcionais e decorativos. 

3. Brinque com as diferentes texturas

Sabemos que não é fácil arriscar em cores diferentes para a decoração de ambientes internos, principalmente quartos e salas. Por isso, temos uma solução para quem quer fazer algo original sem precisar ousar tanto. Use diferentes texturas no ambiente.

Só para dar alguns exemplos possíveis de texturas, dê uma olhada em quantas opções existem!

  1. Veludo
  2. Algodão
  3. Vime
  4. Madeira
  5. Metais

É possível usar essas texturas misturadas de forma equilibrada, como metais com madeira, criando um efeito mais moderno no cômodo, sem deixar clean demais. 

4. Decore as paredes

Muitas pessoas deixam de decorar suas casas por acreditarem que é preciso ter muito dinheiro para fazer isso, ou aqueles móveis desenvolvidos por grandes designers. A verdade é que não necessariamente você precisa disso tudo. 

Um jeito de decorar os ambientes internos sem muito mistério é investir nas paredes. Afinal, toda casa tem parede não é mesmo?

As paredes de um apartamento falam muito sobre a identidade do local. Mais do que isso, paredes vazias não dizem nada. 

Imprima a sua identidade nas paredes dos cômodos, dando a cara que você quer sem gastar muito e sem risco de errar. Quadros, molduras, espelhos, plantas, tudo isso pode deixar o seu espaço bonito e com uma pegada mais descontraída.

Na decoração de ambientes internos, lembre-se: é preciso harmonizar os elementos para trazer uma sensação de bem-estar para quem estiver nele. A função que cada cômodo tem faz toda a diferença na escolha da mobília e dos objetos de decoração. 

Compartilhe
com seus amigos

Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber dicas e novidades da Henn?