Blog - Ideias do seu jeito
Como decorar quarto pequeno
12 Mar

Como decorar quarto pequeno

Em muitos apartamentos ou casas mais novas, há uma divisão de ambientes que direciona menor espaço para os quartos, exigindo móveis que combinem entre si, sejam práticos e, muitas vezes, multiuso.

Além disso, decorar quarto pequeno torna-se uma questão além da montagem em si, preocupando algumas pessoas na hora de pensar em tons, objetos, texturas e pontos de destaque no local, deixando o ambiente bonito, personalizado e, ainda, aconchegante.

Para entender como decorar quarto pequeno, quais as escolhas que podem qualificar o ambiente e como combinar com gostos pessoais, confira algumas dicas!

1. Pense nos móveis

Antes de pensar na decoração, é interessante considerar a compra de móveis adequados ao local, que ofereçam maior praticidade para o ambiente e dia a dia.

É possível optar por armários embutidos ou que circundam a cama, portas deslizantes, camas mais compactas ou mesmo móveis estratégicos, como armários multiuso e sapateiras.

Para isso, é bom pesquisar empresas que ofereçam produtos diferenciados ou que possam ser adaptados de acordo com o ambiente, como os itens modulares.

2. Use cores escuras com moderação

Para decorar quarto pequeno, a definição de cores e tonalidades deve ser uma atividade de grande atenção.

Muitas pessoas pecam ao usar cores muito escuras nas paredes ou mesmo em móveis grandes. Para que a sensação de acolhimento seja mantida e, ainda, o quarto não passe a sensação de ser menor, busque usar cores pastéis ou mais claras e, se houver real desejo de usar tonalidades escuras, opte por pintar apenas uma parede com a cor escolhida, mantendo a iluminação e extensão do quarto.

Leia também: 5 dicas para decorar seu quarto com o tema viagem

3. Considere poucos objetos decorativos

Outro ponto que compromete muito o espaço de locais pequenos é o excesso de informações.

Para evitar uma sensação de ambiente “entulhado”, cuidado no momento de pensar na decoração do quarto, evitando acumular muitos objetos decorativos ou que fiquem expostos, como livros, CDs, cadernos e similares.

O ideal é pensar em locais estratégicos para guardar as coisas de uso constante e deixar apenas alguns itens aparentes, ajudando tanto na ambientação quanto na organização.

Outro detalhe é tentar combinar objetos de decoração e multiuso como nichos e prateleiras com as cores do ambiente, combinando tonalidades e harmonizando as estruturas.

4. Aposte em objetos altos

Como quartos pequenos exigem maior logística para garantir espaço na movimentação e para composição do ambiente, uma ideia é decorar o local com foco em objetos suspensos que não atrapalhem o caminho e a correria do dia a dia.

Para isso, é possível apostar em prateleiras, quadros, luzes suspensas, vinis pendurados, relógios e demais objetos que possam ser fixados.

5. Foque na iluminação e reflexo

Por fim, decorar quarto pequeno é quase sinônimo de pensar em uma boa iluminação e formas de ampliar o ambiente.

Mais de uma lâmpada, luzes em Led ou mesmo abajures ajudam a melhorar a ambientação e espaço, assim como espelhos grandes ou em maior quantidade, ajudando a ampliar o local.

Todos esses pontos devem ser pensados de acordo com cada local, ajudando a entender como melhorar o quarto e, ainda, decorar quarto pequeno de acordo com o gosto da pessoa e a melhor personalização.

Compartilhe
com seus amigos

Deixe seu comentário

Quer receber dicas e novidades da Henn?