Blog – Ideas your way
Qual é a melhor iluminação para quarto de bebê?
19 Mar

Qual é a melhor iluminação para quarto de bebê?


Um novo membro da família está prestes a sair da barriga da mãe e os pais, assim como todos os familiares — avós, tios e tias, primos e outros — estão ansiosos pela chegada. E os pais, é claro, querem proporcionar o que há de melhor para o pequeno. Por isso, pensar no quarto de bebê é fundamental desde já.

São muitos os detalhes e, pode ser necessário, fazer uma reforma na casa. Por exemplo, se o quarto do casal for na parte de cima e não tiver outro cômodo ao lado, será necessário criar um ou eles precisarão descer para ficar com o filho no térreo. 

Pode ser necessário também fazer um quarto no térreo para que o bebê possa ficar durante o dia e só ir para o andar de cima na hora de dormir.

Tudo precisa ser pensado nos mínimos detalhes e quando falamos em detalhes, estamos falando daqueles itens que pouca gente presta atenção na hora de decorar o quarto de bebê, mas faz muita diferença. A iluminação é um bom exemplo.

Por que a iluminação do quarto é importante?

O quarto é um dos locais mais prazerosos da casa, não é mesmo? Lá você consegue relaxar depois de um dia cansativo de trabalho e ter aquele momento só seu. Caso a iluminação não seja adequada, será difícil conseguir isso. 

Por exemplo, já perto da hora de dormir, muitas pessoas gostam de ler um livro e o uso da meia luz ajuda bastante. Ter um quarto todo claro, com uma luz forte, reduz a produção de melanina, o hormônio do sono. No caso dos quartos, a luz amarela costuma ser a mais indicada pelo conforto que ela oferece à visão.

Como iluminar um quarto de bebê?

A iluminação do quarto do bebê precisa ser pensada com cautela, afinal de contas, a visão dele é bem mais sensível quando comparada a de um adulto. Por isso, vamos agora dar algumas dicas importantes para você criar uma iluminação adequada para o quarto do pequeno.

Iluminação indireta e difusa

Leia também: Guia geral para montar o enxoval do bebê (+ 3 dicas incríveis!)A luz indireta é aquela que, antes de chegar ao local que se deseja iluminar, ela reflete em algo antes. Além de ser mais suave, ela também diminui o contraste entre o escuro e o claro evitando um excesso de estímulo visual para o bebê.   

Pontos de luz

Uma ótima forma de iluminar o quarto do bebê e ainda deixá-lo delicado e aconchegante. Eles pode ficar em uma área mais distante do berço e servir como uma meia luz na hora de dormir. É interessante que os pontos possam ser ligados separadamente.

Use um abajur

O abajur não pode faltar no quarto de bebê, especialmente perto da cadeira de amamentação. Por ser um item que a luz não incide diretamente, ele pode ficar mais próximo, mas em uma distância segura, que não estimule demais a criança a ponto de ela não querer dormir depois da mamada.

Lustres menores

Não quer deixar de usar um lustre na decoração do quarto do pequeno? Então, opte pelos que possuem um tamanho menor. Como são itens imponentes, para o quarto de uma criança, é interessante que eles sejam de menor tamanho para não sobrecarregar a decoração.

Fitas de led 

Um jeito divertido e que pode ser prático de iluminar o quarto do pequeno são as fitas de led que podem ser instaladas em diversas cores e embutidas nos móveis. 

É um toque super charmoso na decoração e diferente. 

Dicas extras para dar um up na decoração 

Veja essas dicas extras para dar um toque a mais na decoração do quartinho

#01 Menos é mais 

Cuide para não se empolgar e exagerar na quantidade de luzes no quartinho, muita iluminação pode deixar o ambiente desconfortável.

#02 Atenção à temperatura das lâmpadas

A temperatura das lâmpadas pode interferir no conforto do seu bebê, por isso para iluminação de quartos em geral é interessante optar por lâmpadas de tons amarelados, assim a sensação de aconchego e relaxamento vai estar mais presente. 

#03 Utilize dimmers

Os dimmers são um tipo de interruptor que permite a regulagem da intensidade da luz. É um ótimo aparelho para a iluminação do quarto do bebê. 

Porém, fique atenta pois nem todas as lâmpadas existentes podem ser reguladas com esse dispositivo.  

#04 Iluminação próxima ao piso 

A iluminação no piso pode facilitar muito sua vida quando o bebê for recém-nascido. 

Você pode precisar deixar sempre uma luz acesa nesse período ou quando o bebê estiver dormindo e necessitar ligar uma luz, essa opção de iluminação no chão vai te ajudar.

Assim, a luz não vai ficar diretamente na criança e você não corre o risco de acordá-la. 

Agora que você está por dentro das melhores dicas de iluminação para quarto de bebê é hora de colocar a mão na massa! 

Deixe aqui nos comentários sua experiência em montar o quarto do seu pequeno. 

Algumas das imagens deste post foram retiradas do Pinterest, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.

Leia também: Aprenda como escolher o bebê conforto ideal para seu pequeno

Share with
your friends

Leave a comment

Select the subject of
your interest!

Want to receive tips and news from Henn?

Type your name
Enter a valid email!

Do you want to receive emails from Henn about products and services? You can unsubscribe at any time.

Required field

Privacy policy

You can learn more about how we handle your personal data and your rights by reviewing our Privacy policy.