Blog – Ideas your way
17 Dez

Cozinhas pequenas: como montar e decorar gastando pouco

Quer montar uma cozinha cheia de estilo mais tem pouco espaço e verba reduzida?

Nesse post vamos te mostrar que não precisa de muita coisa para ter uma cozinha linda e funcional. Bastam algumas boas ideias e mão na massa.

Para te ajudar nessa empreitada, nossa equipe separou dicas incríveis para deixar seu ambiente do jeito que você sempre sonhou. 

Vem com a gente!

Como escolher o mobiliário para cozinha pequena

Para preencher sua cozinha pequena de maneira inteligente e sem gastar muito, nossa dica são os móveis modulados. Eles se adequam ao espaço que você tem disponível e podem ser organizados da maneira que for mais conveniente. 

Meça suas paredes, anote as medidas e simule seu ambiente através do espaço que a Henn oferece de forma gratuita para fazer isso, é só clicar aqui. 

Assim, você vai saber exatamente quantos módulos precisa comprar e quais. Ah, você consegue também escolher por funcionalidade, como paneleiros, torres quentes, peças para cantos.. enfim.

Uma boa dica é imaginar mentalmente qual a melhor forma de organizar os itens da sua cozinha, isso vai te ajudar a definir qual o melhor módulo para cada espaço. 

O próximo passo é escolher o estilo de cozinha que você quer e ir encaixando os módulos da forma que for mais conveniente pra você.

Hoje, a Henn oferece quatro opções de cozinhas diferentes, todas construídas em MDF e com grande variedade de montagem. São elas:

Cada uma delas tem características de estilos diferentes, com detalhes e cores únicas, para que a sua cozinha seja exatamente aquela que você tanto sonha.  

Explore as paredes da sua cozinha pequena

Uma das regras dos espaços pequenos é usar as paredes o máximo possível, você pode fazer isso aliando os balcões aéreos a prateleiras, fixando barras de ímãs ou mesmo ganchinhos para seus utensílios como facas e pegadores ou mesmo investindo em grades e outros objetos alternativos. 

Hoje existem muitos produtos que podem compor a sua cozinha, deixando-a mais linda e ainda gerando um espaço extra de armazenamento e apoio para você.

Aposte nas prateleiras de vários tamanhos e formas, em imãs para grudar as facas e até no escorredores de louça fixos, que são um charme.

Outra dica é investir em quadros ou revestimentos que remetam ao ambiente. Ou ainda ter uma parede de quadro negro,em que você possa escrever com giz, listando o cardápido, as coisas que estõa faltando ou até ter uma linda frase.

Quer ter uma horta na cozinha? Invista em uma estrutura vertical e aproveite a parede de alto a baixo. 

Apoios móveis fazem toda diferença em espaços compactos

Outro truque legal para espaços pequenos são móveis menores, ou mesmo caixas e bandejas que podem ser levados de um lado a outro quando necessário. 

Os carrinhos com rodinhas são um ótimo exemplo disso, você pode usá-los como fruteira e trazer para perto da bancada quando for preparar as refeições ou como cantinho do café e trazer para junto da mesa sempre que necessário. 

Eles também podem servir como mini-bar, auxiliando na hora de receber os amigos em casa, podendo ser levado para qualquer lugar - até lá para fora!

Minha cozinha fica melhor com: mesa ou bancada? 

Em um espaço pequeno normalmente é necessário escolher entre uma e outra e aí, vem a pergunta: qual a melhor? A resposta é olhar para o estilo de vida da sua família e entender como ela se adequaria melhor. 

Se você optar pela bancada, busque um modelo funcional, que tenha espaço para armazenamento, além de uma área confortável para as refeições. Banquetas com regulagem de altura também vão ajudar na ergonomia de todo mundo. 

Já se a opção escolhida foi a mesa, procure optar por um modelo charmoso, que seja estiloso e ao mesmo tempo funcional.

Cadeiras macias e confortáveis, além de deixarem qualquer refeição mais interessante, também podem ser reaproveitadas em outro ambientes de casa. 

Organização: o toque final

Agora que a estrutura da sua cozinha está resolvida, é hora de pensar em como guardar e deixar tudo em ordem. Nesse momento é importante olhar para tudo o que você tem com objetividade e selecionar apenas o que você realmente usa para fazer parte do seu novo ambiente. 

Um dos grandes segredos de viver bem em espaço compactos é aprender a destralhar nossa casa e ficar somente com aquilo que a gente realmente precisa para viver feliz. 

Por exemplo, potes, por mais úteis que sejam, precisam ter um limite, assim como os copos. Tenha o suficiente para a quantidade de pessoas que você costuma reunir. Mas, você não precisa deixá-los sempre à mão.

Guarde os utensílios extras em um espaço mais reservado e só tire-os quando for utilizar. Assm você otimiza o espaço da sua cozinha, mas garante o backup para quando toda a família estiver reunida.

Esperamos que nossa seleção te ajude a deixar sua cozinha pequena montada e decorada do jeitinho que você sempre sonhou e se ficar alguma dúvida, chama a gente, sempre estamos disponíveis para falar sobre mobiliário e decoração. 

Caso queira receber mais conteúdos como esse, assine nossa newsletter. 

Algumas das imagens deste post foram retiradas do Pinterest, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.

Leia também: Como escolher a melhor pedra branca para cozinha Leia também: Aperitivos e sobremesas: aprenda 7 receitas para fazer no Natal

Share with
your friends

Leave a comment

Want to receive tips and news from Henn?

Type your name
Enter a valid email!

Do you want to receive emails from Henn about products and services? You can unsubscribe at any time.

Required field

Privacy policy

You can learn more about how we handle your personal data and your rights by reviewing our Privacy policy.