Blog – Ideas your way
5 dicas imperdíveis de como montar uma cozinha pequena
26 Mai

5 dicas imperdíveis de como montar uma cozinha pequena

Foi-se o tempo em que as famílias eram grandes e precisavam de casas e apartamentos maiores. Como as famílias diminuíram, as metragens dos imóveis acompanharam essa tendência da atualidade.

Os quartos, as salas, os banheiros, enfim, todo o espaço foi reduzido, sendo a cozinha um dos cômodos que mais sofreu com essas mudanças.

Mas saiba que com um bom planejamento é possível tornar seu espaço lindo e bem aproveitado, mesmo que a cozinha seja pequena. 

Vai montar uma cozinha pequena por aí? Conheça algumas dicas essenciais de como otimizar o seu espaço!

1 -  Use a cozinha americana como inspiração

Como os espaços estão cada vez menores, muitos apartamentos já são pensados para comportar uma cozinha integrada com a sala de estar. A sensação de amplitude no ambiente aumenta, já que uma ou duas paredes deixam de existir.

Para aproveitar o espaço, aposte em uma ilha central na cozinha. Além de servir como mesa, ela pode comportar um cooktop e ter um armário multifuncional na parte de baixo.

Cozinha Americana da Móveis Henn

Cozinha Americana da Henn

Outra dica é utilizar artigos de decoração que combinem com os dois ambientes (sala e cozinha), mas cuidado para não carregar o local. Escolhas minimalistas são estilosas, leves e podem fazer o ambiente parecer maior. A gente falou bastante sobre isso nesse post aqui: Minimalismo: como otimizar a cozinha.

2 - Torne sua cozinha verticalizada

Outra alternativa para montar uma cozinha pequena são os organizadores suspensos e as prateleiras. Eles ajudam a verticalizar sua cozinha para distribuir melhor os itens e objetos.

Potes com temperos e alimentos, por exemplo, podem ser colocados nas prateleiras. Já os organizadores são conhecidos por serem soluções versáteis e funcionam perfeitamente para aproveitar áreas mais altas e guardar louças e utensílios.

Organizador de utensílios na vertical

Foto: Micasa Revista

3 - Invista em móveis modulados

Para quem deseja montar uma cozinha pequena, móveis modulados são uma ótima opção. Eles permitem um bom aproveitamento do espaço e tem um custo-benefício melhor do que móveis planejados. Se quiser entender todas as diferenças entre planejados e modulados, clique aqui.

Cozinha modulada

Cozinha Essência, da Henn

Usar bancadas móveis também é uma saída para evitar o uso de móveis grandes que costumam ocupar muito espaço, inclusive dificultando a passagem de pessoas na cozinha.

Mesa com rolamento, bancadas com gavetas ou até mesmo com rodinhas, são exemplos de como expandir a superfície de trabalho ou o local de refeições.

4 - Faça o planejamento da despensa

A despensa costuma ser um enorme problema nas casas ou apartamentos pequenos. Imagina você fazer aquela compra do mês, chegar em casa e não ter espaço para armazenar latas, garrafas, temperos e alimentos, por exemplo?

Se o seu problema é justamente esse, fazer compras menores em intervalos de tempo mais curtos é a melhor solução. Para não exagerar e nem esquecer de algo, vale ter uma lista de compras sempre à mão, assim você usa bem o espaço e também o seu dinheiro. 

Faça o planejamento da despensa

5 -  Aproveite bem os armários

Armários costumam ser um dos lugares mais desorganizados dentro da cozinha, isso porque é comum as pessoas empilharem as coisas sem pensarem que isso, além de dificultar na hora de encontrar o que precisa, prejudica o espaço.

Como as áreas dentro dos armários costumam ser muito úteis, organizar o interior se torna essencial. É possível encontrar, em lojas de artigos para a casa, diversos tipos de potes e separadores para arrumar os itens por ali.

Dica bônus: iluminação na cozinha

Na hora de montar sua cozinha pequena, vale dar uma atenção especial para a iluminação do ambiente. As possibilidades são tantas, que escrevemos um artigo só sobre isso. Clique e confira: A iluminação da cozinha: dicas para aproveitar melhor o ambiente.  

Com planejamento e bom gosto, dá para tornar uma cozinha pequena linda, funcional e ainda gastar pouco. Conte com a Henn para isso! As Cozinhas Henn são feitas a partir de tendências de design e arquitetura, por isso, se encaixam em inúmeros ambientes, tamanhos e gostos. Sem falar que todas são moduladas, o que facilita ainda mais para você montá-la conforme a sua necessidade.

E aí, gostou das dicas? Se você tiver mais alguma observação que queira compartilhar conosco, fique à vontade para deixar o seu comentário abaixo! 

Algumas das imagens deste post foram retiradas do Pinterest, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.

Leia também: Happy Hour em casa: como montar seu barzinho personalizado

Share with
your friends

Leave a comment

Select the subject of
your interest!

Want to receive tips and news from Henn?

Type your name
Enter a valid email!

Do you want to receive emails from Henn about products and services? You can unsubscribe at any time.

Required field

Privacy policy

You can learn more about how we handle your personal data and your rights by reviewing our Privacy policy.