Blog - Ideias do seu jeito
06 benefícios que um bichinho vai trazer para a sua vida
26 Set

06 benefícios que um bichinho vai trazer para a sua vida

Queridos, atenciosos e com personalidades bem diferentes, os animais de estimação são muito companheiros e isso não é segredo para ninguém. Porém, os benefícios de ter um gato, cachorro ou outro bichinho vão muito além da companhia. 

Separamos algumas curiosidades muito legais que vão informar os tutores de bichinhos e convencer os que ainda estão indecisos a adotar um!

#1 O melhor amigo do homem

Este título não é exclusivo dos cachorros! Gatos e outros bichinhos também são ótimos companheiros e estudos recentes afirmam a influência que eles têm em nossa saúde! Na área médica existem terapias assistidas com animais que ajudam pacientes com problemas emocionais, que estão internados ou passando por processos de fisioterapia.

Recentemente, o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, liberou as visitas de animais aos pacientes internados, incluindo as unidades semi-intensivas, onde os critérios com a entrada e saída de familiares costumam ser rígidos. Esses pequenos têm muita influência no processo de cura e recuperação.

#2 Ajudam a combater a depressão e a solidão

O homem é um ser social e a solidão, comprovadamente, faz extremamente mal à saúde emocional, física e mental. Por este motivo, ter um pet em casa ajuda a reduzir os níveis de ansiedade e tristeza, além de ocupar a mente com cuidados e brincadeiras com eles.

Um dia com seu bichinho aumenta a produção de ocitocina, serotonina e prolactina, hormônios que regulam o humor, aliviando vários sintomas da depressão e de outras doenças psicológicas.

#3 Reduzem o risco de alergias em crianças

Estudos feitos por um pesquisador da universidade de Wisconsin-Madison mostram que as crianças que crescem com animais de estimação têm as chances reduzidas em 33% de ter problemas com alergia aos bichos.

Conviver, não só com animais, mas ao ar livre, entre outras coisas, ajudam os pequenos a desenvolverem um sistema imunológico mais forte. Entretanto adultos que já sofrem com alergia não são beneficiados com esse fortalecimento, o importante é começar cedo. 

Segurar as crianças longe do mundo, ao invés de fazer bem, pode torná-las frágeis a tudo ao seu redor. Adotar um bichinho pode ser uma super opção e a criançada vai adorar!

#4 Fazem aquele bem ao coração

Eles são uma verdadeira terapia: segundo pesquisas da Associação Americana do Coração, a interação com os animais em casa ajuda a reduzir a pressão sanguínea, o nível de triglicerídeos e o colesterol, entre outras doenças do coração. 

Outro ponto interessante das pesquisas é que os animais, em especial os cachorros, ajudam seus donos a terem uma vida fisicamente mais ativa através de brincadeiras e do próprio pique dos bichinhos, podendo auxiliar até mesmo no emagrecimento. E aí, já levou seu pet para o passeio hoje?

#5 Os bichinhos nos humanizam

Curioso, não é? Seu pet pode fazer muito bem para a saúde, mas é a empatia uma das maiores lições que você pode aprender com ele. Quando um animalzinho entra na sua vida você precisa dividir seu tempo, dinheiro, espaço, além de rever prioridades e, aos poucos, doar-se a outro alguém. 

Todo o amor e carinho que eles dedicam resultam em tutores mais pacienciosos, não somente com as bagunças na casa ou o xixi fora do lugar, mas também com situações estressantes no trabalho, engarrafamentos e principalmente outras pessoas. 

Crianças que crescem com animais são mais carinhosas, meigas, têm mais facilidade de entrosamento com coleguinhas de sala e aprendem a lidar com negativas e com o erro dos outros, aprimorando sua personalidade e compreensão. 

#6 Eles sentem tanto quanto nós sentimos

Ter bichinho em casa só traz benefícios, mas lembre-se: um animal é uma responsabilidade para a vida toda e não deve ser tratado como brinquedo ou objeto.

Pesquisas recentes mostram que eles têm sentimentos muito desenvolvidos. Carl Safina, professor da Universidade de Stony Brook, nos Estados Unidos, tem pesquisas na área de sentimento e comportamento de animais e diz que não é preciso muito para ver o óbvio: eles sentem medo, insegurança, ciúmes, e vários outros sentimentos muito conhecidos dos humanos. 

Um abandono para eles pode doer tanto e até mais, segundo pesquisas do professor, do que para nós, humanos. Desenvolver o amor por eles é estar mais conectado com tudo e todos ao seu redor.

Gostou das nossas curiosidades e está disposto a aceitar um novo amigo em sua vida? Adote um pet e aproveite todo o amor, carinho e companheirismo que ele tem a oferecer a você.

Com informações: Exame e Super Interessante

Algumas das imagens deste post foram retiradas do Pinterest, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.

Compartilhe
com seus amigos

Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber dicas e novidades da Henn?