Blog – Ideas your way
Pisos vinílicos x pisos laminados: qual escolher para a sua casa?
05 Fev

Pisos vinílicos x pisos laminados: qual escolher para a sua casa?

Pisos vinílicos ou laminados? Qual escolher? Os dois são frequentemente utilizados pelos brasileiros e, normalmente, a decisão é tomada por conselhos de amigos ou pela orientação do vendedor da loja (que nem sempre pode ser verdadeira). Então, para tomar uma boa decisão, a melhor opção é conhecer mais sobre o assunto por si mesmo.

Por isso, listamos abaixo as principais características, pontos positivos e negativos de cada deles. Confira

Pisos vinílicos ou laminados? Qual é a melhor opção?

Do que são feitos

A primeira diferença está no material do qual são feitos. O vinílico é feito de PVC ou então de cloreto de vinila e são vendidos em forma de placas, mantas ou réguas.

Já os pisos laminados são fabricados com camadas de materiais derivados da madeira como painel de madeira de alta densidade conhecido também como HDF. A parte superior pode receber diversos tipos de cores e de estampas com resina. O piso vem em forma de régua e pode ser de encaixe ou instalado com um tipo de cola que não tem cheiro.

Vantagens

Agora, vejamos os pontos positivos de cada um dos pisos. O vinílico é excelente para abafar ruídos e também para deixar a temperatura do ambiente sempre agradável. Além dessas, podemos identificar outras vantagens:

  • possui diversas estampas;
  • fácil de limpar;
  • antialérgico;
  • mancha pouco;
  • é bastante parecido com madeira.

O piso laminado também tem suas vantagens. Uma das principais é que você nem precisa esperar muito para usá-lo: depois da instalação, você e todas as pessoas que moram na casa já podem transitar sobre ele livremente no dia seguinte. Outro ponto que merece destaque é que ele pode ir na mudança, bastando ser desmontado. Além de tudo isso, possui elevada durabilidade podendo chegar aos 16 anos.

Desvantagens

É claro que, assim como qualquer outro tipo de piso, os vinílicos e laminados também têm as desvantagens e vamos agora descobrir quais são elas.

O piso vinílico risca com maior facilidade quando o agente causador for realmente pesado. Por exemplo, uma geladeira sendo arrastada. Outro ponto negativo é que o piso costuma desbotar no sol, mas, nesse caso, basta não colocá-lo em áreas externas. Ele também deve ser evitado em ambientes como banheiros ou cozinhas por causa da umidade desses locais.

E agora vamos para o laminado e entender porque algumas pessoas não escolhem esse material para a casa. O primeiro ponto aqui é que ele propaga o som facilmente e para evitar, por exemplo, o som dos saltos enquanto caminha, é preciso instalar uma manta acústica. Para quem tem animais de estimação também não é interessante já que o piso é liso e eles costumam ter dificuldades para andar. E, se por um acaso, alguém derramar algum líquido, precisa secar o mais rápido possível, pois a parte interna do piso é feita de madeira.

Como você pode perceber, os pisos vinílicos e os pisos laminados têm suas vantagens e desvantagens e você deverá colocar cada uma na balança e escolher o que é melhor para você e sua casa. Tudo vai depender da necessidade e do que você considera mais importante em termos de piso.

Quer mais dicas para reformar a sua casa e deixá-lo exatamente do jeito que sempre sonhou? Então, assine a nossa newsletter!

Leia também: 04 dicas para nunca errar na decoração de ambientes internos

Share with
your friends

Leave a comment

Select the subject of
your interest!

Want to receive tips and news from Henn?