Blog – Ideas your way
04 ideias de mini-hortas e jardins para dentro de casa
24 Set

04 ideias de mini-hortas e jardins para dentro de casa

Se tem uma coisa certa é como a natureza nos faz bem. Todos os aspectos das plantas e da terra auxiliam tanto no meio ambiente, quanto no nosso próprio comportamento e qualidade de vida. 

Segundo Yoshifumi Miyazaki, codiretor do Centro para Meio Ambiente e Saúde da Universidade de Chiba, no Japão, parques, jardins, flores e as substâncias que as plantas produzem e liberam no ar têm efeitos benéficos em humanos.

E, se você acha que precisa ter um quintal ou uma casa espaçosa para cultivar plantas e temperos dentro do seu lar, está enganado. Hoje, vamos trazer dicas para você fazer uma mini-horta e um minijardim dentro de casa!

Tudo suspenso

Essa é uma das opções que mais poupa espaço dentro do ambiente, uma vez que a base suspensa pode ficar em lugares onde mais nada se encaixa, como aquele canto anguloso da sala ou até mesmo sobre uma mesa na lavanderia.

A armação pode ser comprada pronta em casas especializadas em jardinagem, lojas de decoração para casa e internet. Caso você seja um aventureiro do "faça você mesmo", alguns metros de corda, tábuas lisas ou em formato de caixa, pinos e ganchos para o teto devem resolver o problema.

Além do mais, o ambiente fica lindo, sem sombra de dúvidas!

Garrafas pet 

As famosas garrafas pet podem ser encontradas em quase todas as casas! A sua não tem? Bem, garantimos que é fácil de conseguir uma dúzia e criar seu espaço. Elas podem servir tanto como vasos tradicionais quanto de formas mais divertidas e criativas.

Criar cortinas de garrafas com temperos e plantas deixa o ambiente maravilhoso e poupa aquele espaço dentro do seu lar: as hortas e jardins verticais tem esse grande benefício!

Latas e baldes

Sabe aquelas latinhas de extrato de tomate, pêssego e até mesmo de cerveja? Que tal utilizá-las como vasinhos? Você pode tanto aproveitar algum desenho da embalagem original, quanto soltar sua criatividade utilizando papel contact, glitter, colas coloridas e o que mais vier à mente! 

Além de um lindo vaso, você ainda reaproveita materiais que seriam descartados e dá aquela ajudinha para a mãe natureza.

Pallets e caixas

Estas caixas de madeira e pallets, além de serem super funcionais para o cantinho verde, deixam o ambiente muito bonito e leve, ainda mais se utilizados na cor original ou em cores claras, como o branco.

Como as caixas costumam ser maiores, fica fácil plantar hortaliças e alguns legumes. Além disso, você pode utilizá-las na vertical ou na horizontal, criando hortas e jardins adaptados ao ambiente de sua casa!

Vasos

Os vasos são a opção mais comum para plantar sua horta. Podem ser de plástico, cerâmica ou barro e facilitam seu trabalho por já contarem com os furos necessários para o escoamento da água, impedindo que sua planta se afogue. A personalização deles também fica por sua conta: pintura, desenho, colagem e o que mais mandar a sua criatividade.

Você pode dispô-los pela casa com um pequeno prato para que a água não danifique nenhuma superfície, ou ainda escolher vasos enfeitados, xícaras e outras louças que não use mais para acomodar suas plantas.

Outra dica é usar floreiras! Elas aumentam o seu espaço útil e são uma baita ajuda para locais realmente pequenos, além de serem fáceis de encontrar e instalar. Caso more em apartamento, lembre de conversar com o síndico do prédio para saber se a instalação é liberada.

É só curtir e aproveitar

Qualquer uma das ideias acima vão ficar lindas no ambiente e, o melhor, vão só fazer bem para a sua saúde, tanto mental quanto física. Ter temperos fresquinhos à mão, folhagens e flores coloridas pode ser fácil e divertido. E aí, o que está esperando para montar o seu próprio cantinho verde?

Algumas das imagens deste post foram retiradas do Pinterest, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.

Com informações: O Globo e Armário Orgânico

Share with
your friends

Leave a comment
Your e-mail address will not be published.

Want to receive tips and news from Henn?