Blog - Ideias do seu jeito
Segurança para crianças com a fixação de móveis infantis
12 Fev

Segurança para crianças com a fixação de móveis infantis

Quando a questão é segurança para crianças, os pais direcionam todos os seus esforços para que o ambiente de casa seja 100% protegido, evitando quedas, arranhões ou mesmo acidentes mais graves.

Dentre esses acidentes, é comum se preocupar com o foco da criança em relação aos móveis, principalmente nas fases da vida em que o pequeno quer explorar, se divertir e usar toda a sua criatividade.

Com isso, é muito comum que a criança escale objetos, se esconda dentro de armários ou mesmo desloque móveis leves e soltos pela casa e quarto, gerando um momento de apreensão para os pais.

Para evitar essas situações, muitos responsáveis buscam fixar seus móveis ou mesmo comprar itens já preparados para a possibilidade da criança pular, subir ou mesmo se esconder dentro deles, ajudando a manter a segurança para os pequenos e a tranquilidade aos familiares.

Pensando nisso, separamos algumas informações sobre a importância e possibilidades de fixação dos móveis, com opções para aprimorar o ambiente de casa!

Perigos evitados com a fixação de móveis

Optar por móveis soltos, como berços, camas, mesas e/ou armários, pode causar acidentes tanto pelas crianças quanto adultos, como:

  • Deslocamento dos produtos, que podem bater no pequeno e causar hematomas;
  • Quebra de partes dos produtos de acordo com o tipo de deslocamento que não pôde ser evitado;
  • Queda dos produtos em si quando puxados, podendo machucar partes do corpo ou mesmo "cair por cima" da criança;
  • Desequilíbrio do item se o pequeno se pendurar em alguma parte ou mesmo pular, podendo derrubar a criança.

Esses acidentes com crianças são comuns e podem ter inúmeras repercussões, causando desde pequenos hematomas ou arranhões até resultando mais graves, como braços quebrados e muito chororô.

Possibilidades de fixação de móveis infantis

Para fixação, é possível investir tanto nos móveis que já estão na casa ou apartamento quanto na compra em si, para isso, o mais interessante seriam 3 opções:

Kit de fixação

Para aumentar a segurança para crianças, é possível adquirir kits de fixação de móveis infantis compostos por suportes e parafusos, com possibilidades de acordo com o tipo de móvel e local de afixação (lembre-se que há paredes de gesso, MDF, alvenaria e correlatos).

Esses kits podem ser adquiridos tanto em lojas físicas quanto online, o importante, porém, é certificar-se da utilidade e qualidade do produto.

Itens separados

Caso haja dificuldade em achar o kit ou as opções mostraram-se incompatíveis com a necessidade do ambiente, é possível montar os próprios suportes, buscando estruturas de metal e parafusos em lojas especializadas ou mesmo mercados.

Para ambas as opções será necessário furar as paredes e móveis, portanto, vale a pena estudar sobre o assunto ou chamar especialistas no processo.

Móveis com fixação própria

Caso a compra dos móveis ainda não tenha sido finalizada, a opção mais atrativa é comprar produtos que já possuam fixadores pensados na segurança para crianças. Esses móveis acompanham os itens de fixação e direcionam uma instalação certeira, ajudando tanto pais quanto profissionais responsáveis pelo serviço.

(Modelo Henn de suporte para fixação do móvel a parede)

Para aderir a esses pontos, basta solicitar ao lojista de sua confiança móveis que já possuem suporte para fixação. Aqui na Henn, todas as cômodas da linha infantil já saem de fábrica com este ítem de segurança na embalagem, facilitando a vida dos pais e evitando perigos na vida do pequeno.

Assim, garantir a segurança torna-se consequência de uma compra de qualidade, adequando o local ao desenvolvimento da criança e sua necessidade de explorar o ambiente.

Clique aqui e conheça a nossa linha de móveis infantis!

Compartilhe
com seus amigos

Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber dicas e novidades da Henn?