Blog - Ideias do seu jeito
Saiba como dividir cômodos em apartamentos pequenos
06 Dez

Saiba como dividir cômodos em apartamentos pequenos

Ultimamente, os apartamentos mais modernos estão se tornando cada vez menores. Isso acontece por diversos motivos: menor espaço nos centros urbanos, limite de poder de compra da maioria da população e as famílias estão se tornando menores.

Os apartamentos menores oferecem preços mais acessíveis, mas na hora de construir um, dividir cômodos em apartamentos pequenos pode ser um grande desafio. Porém, há algumas maneiras de dividir o espaço de uma forma inteligente e que agrade a todos.

Abaixo, listamos as principais dicas para que você consiga fazer isso da forma mais fácil possível. Lembre-se que essa divisão precisa acomodar não só as pessoas, mas também os móveis de cada ambiente.

Níveis diferentes

Quer dividir a sala de visitas da sala de jantar? Você não precisa, necessariamente, levantar uma parede ou coisas do tipo. Deixar os ambientes com nivelações diferentes já é o suficiente.

A sala de jantar pode ficar, por exemplo, 1 metro mais elevada que a sala, construindo uma escada entre outros dois cômodos para que as pessoas possam ir de um lugar para o outro facilmente. A disposição dos móveis também ajuda na composição e na identificação dos ambientes.

Cores diferentes

Pintar as paredes dos cômodos de cores diferentes também é uma ótima estratégia. O ideal é escolher uma paleta de cores que fiquem harmonizadas entre si para que não provoque a chamada poluição visual.

Por exemplo, você pode combinar cores frias como o azul, o roxo e outras no ambiente. Os tons neutros também são ótimos para compor esse tipo de lugar.

Cortinas ou portas de correr

Esses dois itens são excelentes opções para quem deseja manter a comunicação entre os cômodos, mas quer oferecer um pouco de privacidade a cada um deles.

Digamos que o seu apartamento tenha uma decoração industrial, as portas de correr de um galpão são excelentes opções. Outra boa maneira de dividir o ambiente é usando cortinas de bambu. Elas conseguem oferecer um ar rústico, elegante e possui uma cor que combina com muitos lugares.

Estantes vazadas

As estantes são ótimas opções de móveis para dividir um cômodo do outro, especialmente as vazadas, pois elas permitem a comunicação entre os ambientes.

O melhor de tudo nesse tipo de divisão é que a estante pode ser utilizada para guardar diversos itens, especialmente para decorar o local. Assim, ela consegue exercer uma presença multifuncional na sua casa.

Plantas

Além de deixar o ambiente menos estressante e mais confortável, as plantas são ótimas opções para dividir os espaços.

Aproveite as plantas maiores, com folhas grandes, para fazer uma meia parede como um canteiro. Cuidando bem, elas acabarão crescendo e se transformando em uma parede natural. Você pode até mesmo construir um jardim vertical que é excelente para ambientes internos e externos. Apenas certifique-se de que a planta tem condições de viver em um ambiente sem sol.

Descubra o poder das cores na decoração

Viu como pode ser fácil dividir cômodos em apartamentos pequenos sem gastar muito e com um pouco de criatividade? Quem tem um estúdio, por exemplo, costuma utilizar a mesma estratégia e consegue resultados incríveis.

Visite o nosso site e veja as diversas opções de móveis modulados que são ideais para ambientes pequenos!

Compartilhe
com seus amigos

Deixe seu comentário

Selecione o assunto de
seu interesse!

Quer receber dicas e novidades da Henn?