Blog - Ideias do seu jeito
Quadros na decoração de ambientes: aprenda dicas simples e charmosas
01 Dez

Quadros na decoração de ambientes: aprenda dicas simples e charmosas

Os quadros são grandes responsáveis por transmitir aconchego e personalidade aos lares de forma simples e sem ocupar muito espaço. Por mais que seja um objeto de decoração bastante acessível, as muitas variações em suas aplicações e combinações podem confundir e dar margem a dúvidas no momento da escolha. 

Por isso, se você quer investir nesse tipo de ornamentação, é preciso conhecer os modelos e as formas de equilibrá-los no ambiente com cuidado e bom gosto. Para acabar de uma vez por todas com as suas dúvidas, criamos este post com os segredos para usar quadros na decoração de ambientes com sucesso. Confira as nossas dicas! 

Como decorar cada cômodo com quadros? 

Ao usar quadros na decoração de ambientes, sempre priorize o equilíbrio para manter a harmonia dentro de sua casa. Antes de colocar um, escolha o melhor local e analise o tamanho da peça e da parede para que não fique desproporcional. 

Em ambientes maiores e mais amplos, como o hall de entrada, por exemplo, os quadros grandes se encaixam perfeitamente. Já em ambientes pequenos, como a cozinha, o ideal é que se use quadros menores, mesmo que em maior quantidade. Posicione os quadros nas paredes mais vazias, para que não entre em conflito com os objetos e móveis dos ambientes. 

Como usar quadros nos corredores ou hall 

Esses são considerados um dos melhores locais para se colocar quadros, já que normalmente contam com paredes mais amplas. Use um quadro maior no centro e outros dispostos simetricamente ao redor, formando um grande retângulo. 

Os temas mais comuns para decorar esses locais são paisagens, flores ou desenhos. 

Como usar quadros nos quartos 

A dica vale para os quartos de casal, de bebê e também dos jovens. Como esses locais costumam contar com mais móveis e elementos dispostos pelas paredes, uma ótima maneira de decorar com quadros consiste em apoiá-los em prateleiras ou mobílias de apoio. 

Importante que as peças sejam colocadas com bastante cuidado para que tenham harmonia com a cabeceira da cama ou com os criados-mudos. 

Para os quartos infantis, é bem comum que os quadros sigam padrões de temas escolhidos para a decoração. Utilize poucas peças nas paredes e tome muito cuidado em prendê-las para garantir a segurança dos pequenos. 


Como usar quadros na cozinha 

Por ser um ambiente sujeito à umidade e vapores, a cozinha não é considerada o local mais apropriado para o uso de quadros. Caso você realmente tenha necessidade de decorar o ambiente, o ideal é usar quadros com materiais mais resistentes, que não serão danificados por suas variações climáticas. 

Outra dica fundamental para usar quadros na cozinha é colocá-los em áreas mais arejadas, longe da pia ou do fogão. 

4 formas de pendurar quadros na parede de um jeito bonito 

#1 - Arranjos de quadros em forma de retângulo: coloque um quadro maior no centro e outros simetricamente ao redor. 

#2 - Arranjos de quadros em forma de quadrado: faça da mesma forma que a recomendada acima, porém com o cuidado de usar várias molduras do mesmo tamanho. 

#3 - Arranjos de quadros com distribuição em dois eixos: defina dois eixos – horizontal e vertical – e alinhe os quadros com base neles. Mesmo com peças de tamanhos e formatos diferentes, a composição se torna bastante harmônica. 

#4 - Arranjos de quadros com montagem mais solta: esse tipo de montagem busca alinhar as peças somente na parte inferior. Crie uma faixa, horizontal ou vertical, e faça um agrupamento dos quadros de forma menos comportada. A ideia aqui é ter liberdade na composição das peças. 

Qual estilo de quadro escolher? 

Por mais que decorar sua casa com quadros seja prazeroso, é preciso levar duas coisas em consideração ao escolher os estilos das peças: elas precisam ter relação com o lugar onde será colocada e com a personalidade do morador. 

Com isso em mente, escolha o estilo dos quadros. Alguns mais usados são impressionista, minimalista, abstrato, realista, pop art, entre outros. Além disso, você poderá escolher o tema entre gravuras, pôsteres, aquarelas, fotografias e pinturas para compor sua casa. 

As possibilidades de renovar o seu ambiente com quadros são inúmeras, inclusive com as opções de molduras disponíveis no mercado. Gostou das nossas dicas de como usar quadros na decoração de ambientes? Que tal assinar a nossa newsletter para receber mais informações valiosas como essa?

Algumas das imagens deste post foram retiradas do Pinterest, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.

Compartilhe
com seus amigos

Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber dicas e novidades da Henn?