Blog - Ideias do seu jeito
Os primeiros brinquedos do bebê: tudo o que você precisa saber
03 Dez

Os primeiros brinquedos do bebê: tudo o que você precisa saber

Os brinquedos têm um papel fundamental na vida dos bebês, já que são considerados as melhores ferramentas para estimular o desenvolvimento motor, psíquico, visual e cognitivo dos pequenos. Desde os chocalhos até as peças de montar, eles ajudam a construir a ponte do imaginário para o real, por isso não existe nada melhor para um bebê aprimorar suas funções do que os brinquedos.

E uma das maiores dúvidas dos papais de primeira viagem é como escolher os primeiros, já que as opções disponíveis no mercado são tantas que muitas vezes ficamos perdidos, sem saber como escolher. Caso a sua dúvida também seja essa, leia agora o nosso post para saber tudo o que precisa para entreter e também ajudar a desenvolver a criança, através dos brinquedos recomendados de acordo com a faixa etária.

Sempre coloque a segurança do bebê em primeiro lugar

  • Brinquedos com muitas partes móveis podem quebrar facilmente e deixar partes pequenas que podem ser engolidas;
  • Os pais podem brincar com o objeto durante um tempo, para descartar qualquer risco de acidente;
  • Brinquedos pequenos jamais podem ser dados para os pequenos;
  • Cuidado com os chocalhos que possuem bolinhas coloridas dentro, pois o bebê pode engolir se ele quebrar;
  • Confira se possui a certificação do Inmetro, inclusive com a classificação de faixa etária.

Os brinquedos devem acompanhar a idade e o desenvolvimento. Por isso, confira quais são os mais indicados de acordo com cada idade:

Os primeiros brinquedos: até 6 meses

Os bebês até os 6 meses de idade precisam de utensílios que ajudem a descobrir o próprio corpo e a potencializar suas habilidades com distinção de sons, formas, texturas e cores. Nessa faixa etária, os móbiles musicais, bonecos de borracha, mordedores e tapetes com atividades são os mais indicados.

Os primeiros brinquedos: de 7 a 12 meses

Os pequenos com essa idade precisam de estímulos para engatinhar e conhecer o mundo através dos primeiros passos. Bolas, cadeiras de balanço, jogos para empilhar ou de encaixar e até com sons são os mais recomendados.


Os primeiros brinquedos: a partir de 1 ano

Para essa idade a intenção é ajudar o desenvolvimento de novas habilidades, como ficar em pé e dar seus primeiros passos. Utensílios para empilhar, construir, lançar, bater e de imitações, como bonecas, carros, telefones também são indicados.

Cada dia é cheio de novas descobertas para o bebê, por isso os brinquedos se tornam fundamentais para estimular os sentidos e contribuir para o desenvolvimento da criança. É importante que você também tenha uma participação significativa por meio de brincadeiras que estimulem o seu pequeno. 

Participe do nosso post deixando o seu comentário nos contando qual brinquedo é o preferido ai na sua casa. Vamos adorar receber a sua opinião!

Compartilhe
com seus amigos

Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber dicas e novidades da Henn?