Na hora de comprar um móvel novo para a sua casa existem vários aspectos que devem ser levados em consideração e, nesse processo, muitas dúvidas podem surgir, especialmente quando dizem respeito a duas siglas: MDF e MDP.
Afinal, esses materiais são diferentes? Qual é a melhor funcionalidade para cada um? Preparamos um post para sanar as suas dúvidas. Confere só!
MDP – Medium Density Particleboard ou Partículas de Média densidade: é formado por três camadas de pedaços de madeira triturada, geralmente pinus, conhecida como cavacos, sendo as duas camadas externas mais finas e a interna mais grossa.
Essa separação confere estabilidade dimensional, isolamento acústico e resistência contra deformações e empenamentos. O MDP é ideal para ser utilizado em móveis retilíneos, que não passam por processos de usinagem e que não precisam de resistência mecânica, tais como mesas, estantes, balcões, armários, etc.
MDF – Medium Density Fiberboard ou Fibras de Média Densidade: é um material uniforme, não possuindo camadas como o MDP. Ele é resultado da aglutinação de fibras de madeira com resina sintética. Por ser constituído de fibras compactas e não orientadas, permite que a madeira seja mais manuseada, possibilitando trabalhos de pintura, colagem de lâminas e vernizes bastante precisos. Pode ainda ser utilizado em peças curvilíneas.
Ambos os materiais passam por processos de fabricação iguais, com sua diferença apenas na produção das fibras no MDF e nas partículas aglutinadas do MDP, sendo que o MDF consome mais madeira em sua produção do que o MDP. Além disso, a matéria-prima é a mesma nos dois casos, oriunda de florestas plantadas. Existe muito equívoco quando se trata do MDP, erroneamente confundido com o aglomerado, que era produzino inicialmente no Brasil.
Por utilizarem madeira de áreas de reflorestamento, através de processos ambientalmente corretos, tornam-se materiais economicamente viáveis e socialmente sustentáveis. São considerados produtos altamente ecológicos, com impactos menores ao meio ambiente.
Leia também: Dicas de como limpar móveis em MDF e MDP
As aplicações indicadas para o MDF são em peças tanto retas quanto curvas, possibilitando usinagens com cantos arredondados e com vários acabamentos, como molduras e perfis, além de baixo relevo e entalhes. Cozinhas, berços e roupeiros detalhados se utilizam destes materiais.
Já o MDP tem uma boa aplicação para peças retas, como armações, portas e tampos de mesa, assim como para partes estruturais de móveis. Ele ainda suporta bem o peso e pode ser usado em prateleiras, roupeiros, armários e estantes.
Cada um dos materiais têm seus prós e contras e devem ser escolhidos conforme as necessidades e o uso dos móveis para o ambiente. Tanto o MDP quanto o MDF podem ser utilizados sozinhos ou em uma combinação entre os dois.
Com essas informações, esperamos que a escolha do seu móvel ou acabamento tenha ficado mais fácil! Ainda tem dúvidas sobre o assunto? É só enviar pra gente através dos comentários.
Quer saber um pouco mais sobre MDF E MDP? A Berneck, empresa especializada em paineis de madeira e também nossa parceira, tem um super documentário mostrando as formas de produção de ambos os tipos. Confere só!
Além disso, você pode conferir as matérias-primas que utilizamos na Henn. Acesse https://henn.com.br/pt/materia-prima e conheça nossos materiais de fabricação e acabamento!
Compartilhe
com seus amigos
Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Selecione o assunto de
seu interesse!
Quer receber dicas e novidades da Henn?