Blog - Ideias do seu jeito
Maneiras incríveis de usar o estilo industrial na decoração do quarto
13 Nov

Maneiras incríveis de usar o estilo industrial na decoração do quarto

Os novos apartamentos, cada vez menores, exigem criatividade e alternativas funcionais para torná-los elegantes. Uma tendência que está com tudo, além de ideal para lidar com este desafio, é a decoração industrial.

Com origem em Nova York, o estilo industrial chegou à decoração entre os anos de 1950 e 1970, por meio da transformação de estúdios e galpões em lares. Espaços amplos, com tijolos e tubulações, madeira e concreto serviram de referência para transmitir a sensação de ambientes cosmopolitas nos lares.

Confira agora o nosso post com algumas dicas de como usar o estilo industrial na decoração do quarto e leve o charme urbano para dentro de casa.

Concreto e tijolo nas paredes

A decoração industrial tem sua força nas características primárias das construções. A exposição de tijolos e concreto na parede, sem acabamento, carrega a identidade das indústrias para o seu ambiente.

Se não for possível deixá-las assim, fotomurais ou até adesivos com imagens de tijolos impressos são alternativas para criar o estilo.

Use tons frios ou terrosos

Apesar de o tom cinza ser o mais utilizado para quem deseja usar estilo industrial na decoração do quarto, você pode apostar em tons frios ou terrosos, como a cor café, nos móveis e objetos. 

Outra dica é usar cores vivas, como amarelo e vermelho, para contrastar com os tons frios utilizados nos móveis ou nas paredes.

Faça uso do design vintage

Sabe aquela máquina de escrever ou telefone do seu avô que está guardado no fundo do armário há anos? Pois bem, é hora de resgatá-lo para usar na decoração industrial. Acessórios vintage e mobiliários modernos, atuando em parceria, contribuem para uma atmosfera de personalidade.

Leia também: Quadros na decoração de ambientes: aprenda dicas simples e charmosas

Se você não tem nenhuma peça vintage, não se preocupe: diversas marcas de eletrodomésticos e eletrônicos possuem uma linha de produtos retrô.

Metal e madeira velha somam ao estilo

O metal e a madeira velha são os materiais preferidos no estilo industrial. Mesinhas de cabeceira construídas com antigas caixas, cabeceiras de forja ou grandes arquivos de metal são os mais indicados.

Você também pode procurar por quadros, relógios ou porta-retratos com esses materiais para decorar os cômodos.

Dois em um

Uma característica forte do estilo industrial é a otimização dos espaços. Como sua origem vem da amplitude dos galpões, os ambientes se fundem e acumulam funções. Por isso, uma dica muito usada para remeter à ideia dos espaços das fábricas antigas é transformar o quarto e a sala em um mesmo ambiente.

Aprendeu como incorporar o estilo industrial na decoração do quarto? Importante ressaltar que nem sempre é preciso alterar a estrutura da casa para deixá-la com o ar urbano que existe nesse tipo de decoração.

Use a imaginação e criatividade na composição dos objetos e cores para alcançar esse sofisticado estilo. 

Quer mais dicas valiosas para deixar a sua casa com mais charme e personalidade? Assine agora a nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Algumas das imagens deste post foram retiradas do Pinterest, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.

Compartilhe
com seus amigos

Deixe seu comentário

Selecione o assunto de
seu interesse!

Quer receber dicas e novidades da Henn?