Blog - Ideias do seu jeito
Incentivos de vendas: como melhorar o desempenho da equipe em lojas de móveis
03 Abr

Incentivos de vendas: como melhorar o desempenho da equipe em lojas de móveis

Manter os colaboradores motivados é ideal para um trabalho de qualidade e boa produtividade. No caso do setor de vendas, há uma tendência para os vendedores, se motivados, se esforçarem mais e oferecerem melhores experiências ao cliente, ajudando a manter uma imagem positiva da empresa e potencializando o crescimento.

Para isso, um dos principais focos deve ser a possibilidade de apresentar incentivos de vendas para melhorar o desempenho da equipe. Confira alguns passos para implementar essas gratificações e veja as diferenças!

1. Alinhar as expectativas 

Antes de implementar mudanças, é preciso reunir a equipe e pontuar as expectativas e valores da empresa, alinhando as motivações de cada profissional com a instituição. 

Com isso, é mais fácil mostrar para os funcionários os propósitos da empresa e fazê-los entender como direcionar a carreira, garantindo que todos caminhem com a mesma perspectiva.

2. Pontuar objetivos gerais e individuais 

Para complementar o primeiro ponto, uma dica é apresentar os objetivos e metas da empresa e, após, conversar com os funcionários para entender quais os sonhos, realizações e metas pessoais. 

Leia também: Estratégias de marketing no ponto de venda para lojas de móveisA partir dessas informações é possível entender como oferecer um caminho em conjunto, momento em que a instituição pode mostrar-se como solução para esses objetivos ou etapa indispensável. Trabalhando com esses pontos básicos, é possível que as estratégias tornem-se mais assertivas e interessantes para os funcionários.

 3. Criar incentivos de vendas

Incentivos de vendas são exemplos de possibilidades extremamente atrativas para profissionais que trabalham no segmento. 

Esse incentivo pode ser dividido e oferecido de acordo com a atuação e política da empresa, porém, é interessante pensar em pelo menos dois exemplos, como:

Remuneração extra 

A remuneração extra durante os trabalhos é sempre um ponto de atração para os funcionários, principalmente para equipes que não trabalham com comissão. 

Dessa forma, é possível motivar equipes a partir de um sistema de bonificação, que beneficie os melhores vendedores e incentive os funcionários medianos ou mais fracos. Assim, um exemplo é oferecer bônus diferentes (porém em maior quantidade) para metas variadas, evitando desmotivar colaboradores e garantir que no próximo mês haja maior esforço.

Leia também: 3 dicas arrasadoras para sua loja de móveis vender mais no FacebookBônus surpresa 

Outro exemplo é optar por um bônus surpresa sempre que a empresa tiver um resultado acima do previsto, tanto para um só colaborador quanto para o grupo. Dessa forma, todos estarão empenhados a dedicar-se em fechar mais negócios, pois podem ser recompensados além do sistema de bonificação já estabelecido. 

É importante lembrar, porém, que esse é um recurso que precisa ser utilizado com cautela, a fim de manter os colaboradores apenas motivados, sem causar impasses entre a equipe. 

4. Focar nas atualizações e treinamento 

Além da bonificação, outros incentivos de vendas podem estar ligados à forma de trabalho do colaborador. Caso a empresa apresente plano de carreira e crescimento, uma opção é oferecer treinamentos e atualizações que ajudem a conseguir crescer e, ao mesmo tempo, qualifiquem os processos atuais. 

Assim, o funcionário se sentirá evoluindo e, ainda, melhora suas atividades atuais, ajudando a alcançar os objetivos e aumentar as vendas da instituição. 

Caso a empresa não possa oferecer tais atualizações, outra ideia é usar os cursos extras e materiais como recompensa, indicando instituições externas e especialistas no desenvolvimento de pessoas. 

Gostou de saber um pouco mais sobre as formas e benefícios dos incentivos de vendas? Comece a aplicar na sua empresa e veja as diferenças!

Compartilhe
com seus amigos

Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber dicas e novidades da Henn?