×
Compartilhar Inscreva-se

Como organizar o guarda-roupa das crianças

Com as crianças crescendo e as compras de roupa infantil tornando-se mais e mais constantes, muitas mães e pais chegam ao dilema sobre como organizar o guarda-roupa infantil da melhor forma possível, evitando bagunças, sensação de um ambiente lotado e dificuldade para o dia a dia.

Além dessa necessidade a partir do crescimento dos filhos, também há o entusiasmo ao escolher peças diferentes e bonitas para os pequenos e a diversidade que deve existir no guarda-roupa, considerando períodos de frio, calor, férias, eventos mais formais e a rotina escolar.

Mas qual a melhor forma de organizar o guarda-roupa? Esse é um grande dilema de muitas mães e pais, mas que tem várias soluções, desde caixas organizadoras, identificação nas gavetas, separação das peças por categorias (inclusive uniformes escolares), e assim por diante.

Separamos algumas dicas sobre como organizar o guarda-roupa da melhor maneira possível. 

Confira alguns pontos importantes e otimize essa atividade, garantindo um ambiente agradável e prático tanto para os pais quanto para os pequenos!

1- Móveis estratégicos para o quarto das crianças

Linha Infantil Alegria 

Para começar, é bom pensar em móveis que ajudem a organizar cada peça de roupa, com divisórias internas, prateleiras separadoras, gavetas (importante para as roupas íntimas), cabideiros e outros detalhes relevantes para a praticidade e melhor organização.

Como exemplo, é possível pensar em alguns principais itens, como:

  • Guarda-roupa com divisórias

Os armários são peças fundamentais para organizar as roupas infantis. Dentre eles, é interessante optar por guarda-roupa de 2, 3 ou 4 portas, podendo ser peças modulares, com um ou dois cabideiros, prateleiras e gavetas. 

Quanto mais divisões estratégicas no guarda-roupa, maiores as possibilidades de organizar as roupas, garantindo que cada categoria permaneça em um local, podendo ser, ainda, dividida de acordo com a estação do ano.

Além disso, há itens pensados em tal organização ou mesmo na praticidade e equilíbrio para o ambiente, como exemplo de portas de correr.

  • Cabideiros e organizadores

Os cabideiros são boas opções de produtos abertos para pendurar roupas ou mantê-las com fácil acesso, sem ter que encher demais o móvel principal. 

Uma dica é usá-los para itens de rotina, como uniformes escolares ou roupas para brincar, tornando o dia a dia mais prático.

Mas se preferir, os cabideiros também podem ser usados para casacos (no inverno), camisetas, bermudas, calças ou até mesmo vestidos. Para ficar melhor visualmente, separe as roupas penduradas por tipo, assim, tanto você quanto a criança poderão encontrar o que procuram.

  • Cômodas

Como organizar guarda-roupa com pouco espaço? As cômodas são ótimas opções para quartos que não tem muito espaço ou para complementar o guarda-roupa.

Além de facilitarem bastante, elas guardam as roupas dobradinhas e sem amassar. Muitas mães ou pais optam por guardar roupas de inverno e roupas íntimas na cômoda, deixando as de uso menos corriqueiro nas gavetas debaixo.

Todos esses móveis podem ser utilizados da forma mais prática possível e combinados entre si, o importante é escolher produtos de qualidade, com base para ajudar a organizar as roupas e que sirva de apoio para as necessidades rotineiras.

2 – Categorização das roupas

Depois de pensar nos móveis, verificar os tamanhos de cada um deles para caberem no quarto e comprá-los, é hora de começar a pensar em como podem ficar as roupas e como separá-las de uma maneira prática.

Aqui, a mamãe e o papai podem escolher alguns métodos de organização de acordo com a praticidade e familiaridade, sendo os mais interessantes:

  • Tamanho

Não é fácil fazer caber todas as peças, mas é possível quando categorizamos as roupas, por tamanho, por exemplo. As peças mais usadas, ou as que estão “certinhas”, ou em breve deixarão de servir devem ser colocadas na frente. Você não quer esquecer delas, né?

  • Uso rotineiro

As roupas do dia a dia podem ajudar tanto os pais na hora de escolhê-las, como as crianças para se arrumarem mais rápido e com combinações adequadas, evitando usar peças mais novas ou desgastar as que possam ser usadas em eventos mais formais, por exemplo.

Além disso, aqui inclui-se tanto roupas para ficar em casa e brincar quanto os uniformes escolares, pois isso ajuda a manter a rotina de forma organizada, saudável, sem bagunça no quarto antes do horário das aulas.

  • Estação do ano

Toda organização do guarda-roupa depende única e exclusivamente da rotina dos pais e da criança. Nesse caso, muitos pais optam pela organização de cada peça de roupa com base nas estações do ano. Aqui, é possível seguir duas opções:

– Organizar os móveis sempre que mudar de estação e, assim, deixar as roupas de uso frequente mais acessíveis;

– Organizar de acordo com a permanência das estações, ou seja, se há maior período de calor, manter as roupas fresquinhas mais acessíveis e as roupas de inverno em locais mais isolados, mesmo quando há dias mais frios.

Essa opção depende muito da necessidade durante o ano e da avaliação dos pais, porém, é relevante pensar na melhor opção para não esquecer a quantidade e variedade de peças que existem dentro dos móveis, usando apenas as mesmas e desperdiçando itens novos.

  • Organizadores

Os organizadores são sempre uma boa pedida e ajudam muito na divisão de gavetas ou prateleiras em armários. Eles podem ser feitos tanto de plástico como de pano, pois o mais importante é que eles contribuem para que cada coisa esteja no seu devido lugar.

Dessa forma, as mamães podem organizar cada peça de roupa por tipo, condição e/ou cores, ou seja, usar um organizador para camisetas, outro para meias e roupas íntimas, outro para shorts e outro para vestidos.

Após, é possível dobrar ou enrolar as roupas e categorizá-las pela coloração ou separando roupas mais novas e mais velhas, ajudando a visualizar todos os itens e encontrá-los facilmente. 

Outra opção bastante usada são as caixas organizadoras, essencial para separar cada peça por categorias.

Tem, ainda, os organizadores em colmeias sanfonadas. Como as roupas infantis são pequenas, elas cabem facilmente nessas colmeias feitas para roupas íntimas de adultos. 

Para organizar, basta dobrar camisetas, shorts, pijamas, cuecas, calcinhas e meias do tamanho dos bolsos e colocar uma peça em cada divisória.

  • Identificando as gavetas e caixas

Outra forma de ajudar as crianças a encontrarem o que procuram no guarda-roupa é identificando as colmeias, as gavetas e as prateleiras com o conteúdo que vai em cada.

Se seu filho ainda for pequeno, o ideal é usar desenhos ou fotos, ou seja, colar uma figurinha com um par de meias no compartimento onde elas são encontradas, por exemplo.

3 – Separação dos sapatos

Se o armário escolhido não tiver uma área de sapateira, as mães e os pais podem organizar os pares na prateleira mais baixa. Isso facilita, inclusive, que a própria criança apanhe o calçado que desejar, pois estará em uma altura boa. Além disso, evita que os calçados fiquem espalhados pelo quarto ou pela casa  ou com o par desaparecido.

Outra maneira para organizar os calçados é com as sapateiras! Um móvel versátil, que leva em conta a comodidade e a otimização de espaço. A dica aqui é retirar os calçados das caixas e manter um padrão na disposição, sem gerar pilhas ou uma bagunça escondida. 

Para isso, a dica é deixar os calçados maiores, tanto de numeração, quanto de modelo, como as botas, por exemplo, ao fundo, e os tênis ou sapatilhas na frente. 

4 – Organize os acessórios

Tanto meninas como meninos têm acessórios para usar, seja para o cabelo ou outras partes do corpo.

Para os laços, tiaras e acessórios de cabelo, por exemplo, uma opção é distribuí-los de forma vertical e pendurar em cabides. Fica mais organizado e fácil de encontrar aquele acessório perfeito para deixar o look completo

Já os bonés dos meninos, por exemplo, ou até mesmo toucas, gorros e suspensórios ficam melhor em caixas organizadoras e podem ficar em prateleiras. Se a caixa for transparente, facilita ainda mais na hora de encontrar esses itens. 

5 – Roupas sujas

Não podemos esquecer das roupas sujas que não necessariamente precisam ser categorizadas ou separadas, porém, um cesto de roupas colorido, com formato de bichinho ou mesmo com estampas pode estimular a criança a ajudar nesse processo e começar a ter algumas responsabilidades, além de contribuir com a organização da casa.

6 – Guarda-roupas cheirosos

Outra dúvida que talvez mamães e papais tenham é o que colocar no guarda-roupa para ficar cheiroso? Anote essas dicas:

  • Bicarbonato + óleo essencial 

Nas prateleiras e gavetas coloque potinhos contendo um pouco de bicarbonato e algumas gotas do óleo essencial da sua preferência. 

  • Sachês perfumados 

Outra opção muito popular para deixar o guarda-roupa cheiroso: os sachês. Você pode deixar essas bolsinhas perfumadas entre as roupas nas gavetas, além de pendurá-las em cabides e suportes do próprio armário.

  • Não use sabonetes

É muito comum usar sabonetes perfumados para aromatizar gavetas e roupas, por exemplo. Porém, a prática não é recomendada porque os sabonetes tendem a manchar as roupas, além de reter umidade dentro do móvel. 

Todos esses pontos ajudam a organizar guarda-roupa infantil e demais móveis destinados para isso. 

Porém, vale lembrar que cada estratégia deve ser pensada de acordo com o dia a dia da família e rotina da criança, sendo adaptadas até a forma ideal para a qualidade de vida de todos.

Assim, é interessante testar esses pontos e encontrar os principais métodos funcionais para organizar guarda-roupa infantil, melhorando a rotina das mamães, papais e pequenos.

Gostou das dicas? Inscreva-se em nossa newsletter aqui do lado, para receber conteúdos tão interessantes quanto esses!

Deixe seu comentário

Compartilhe

Quer receber dicas e novidades da Henn?

A empresa HENN, em observância as Normativas de Proteção de Dados, esclarece que, para coleta de suas informações, você deve manifestar o seu livre consentimento para o tratamento de seus dados pessoais, em conformidade com a nossa Política de Privacidade.

Campo obrigatório.
Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails da Henn sobre produtos e serviços? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Política de privacidade
Você pode saber mais sobre como lidamos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de privacidade..

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.

Henn 2023 • Política de privacidadePolíca de cookies • Made with by 2op
Indústria e Comércio de Móveis Henn Ltda • CNPJ: 85.355.592/0001-17