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Como melhorar a experiência do cliente em lojas de móveis
30 Jan

Como melhorar a experiência do cliente em lojas de móveis

Se você entra em uma loja e não é atendido, permanece por mais tempo? Quando o vendedor é rude, você finaliza a compra? Ou se sente bem sem saber os preços dos produtos que escolheu?

Provavelmente a resposta para todas essas perguntas é: não. Afinal, quando o cliente está em um ponto de venda buscando algum item, o esperado é que haja atendimento de qualidade e preocupação em apresentar informações que ele procura, ajudando a formar uma boa experiência de compra.

Em lojas de móveis, tal experiência precisa ser o mais positiva possível, considerando que os produtos são, muitas vezes, comprados nos próprios pontos de venda depois de testar os itens e verificar se são compatíveis com o ambiente de permanência (além do gosto pessoal envolvido).

Para que a experiência do cliente em lojas de móveis seja ideal, é possível investir nas técnicas apresentadas abaixo, garantindo que a venda seja completa e a experiência 100% positiva. Confira!

Ambiente montado e agradável

Oferecer um ambiente com os principais móveis expostos ajuda o cliente a entender quais as opções disponíveis e permanecer na loja por mais tempo, conhecendo as possibilidades de compra.

Para isso, é preciso fixar os produtos de forma que o cliente consiga chegar até eles, conhecer seus detalhes e fazer testes. Em caso de armários, por exemplo, o ideal é que fiquem em um local que permita a abertura de suas portas e gavetas, ajudando a visualizar o produto por completo.

Outra questão é o aconchego que a loja oferece. Para isso, algumas optam pela montagem de ambientes com os móveis disponíveis, formando áreas que transmitem diferentes sensações e que ajudam a visualizar o móvel já em seu uso final.

Atenção no atendimento

Chegar a uma loja, esperar o vendedor e não ser atendido leva à frustração, e, muitas vezes, desistência da compra.

O atendimento atencioso ajuda a melhorar a experiência do cliente em lojas de móveis, além de ser o caminho para finalizar a compra. Para isso, é preciso treinar a equipe com intuito de mostrar pontos importantes na hora de abordar o consumidor, como:

  • Comunicar-se com clareza, em tom profissional, boa dicção e altura adequada;
  • Tentar personalizar o atendimento, perguntando o nome do cliente e acompanhando o momento de avaliação e escolha dos móveis, permanecendo 100% disponível;
  • Oferecer informações úteis na medida em que o consumidor apresentar dúvidas. Para isso, é preciso estar bem informado sobre a empresa, o funcionamento dos processos e os produtos em si.

O atendimento é definidor dentro de um ponto de venda, então investir na equipe é ponto chave na hora de formar a boa experiência do cliente em lojas de móveis.

Respeito ao espaço do cliente

Diferentemente do ponto anterior que foca no atendimento próximo do cliente, outra questão que exige atenção é o respeito ao espaço do consumidor.

Muitos clientes gostam de entender algumas informações do produto e continuar a olhar os móveis de forma isolada, ou conhecer os produtos e só depois chamar o atendente.

Cabe ao vendedor entender como realizar o contato e qual a melhor maneira de respeitar o espaço do consumidor, evitando que ele se sinta pressionado ou desconfortável dentro do ponto de venda.

Equilibrar as formas de atendimento com um ambiente bem montado e com atrativos ao cliente são bons começos para melhorar a experiência do cliente em lojas de móveis, ajudando a captar e fidelizar consumidores, aumentar os números de venda e ganhar reconhecimento dentro do setor de atuação.

Invista nesses pontos e melhore sua imagem no mercado!

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