Blog - Ideias do seu jeito
Como decorar quarto de bebê: tudo o que você precisa saber
06 Out

Como decorar quarto de bebê: tudo o que você precisa saber

Vamos combinar que um dos momentos mais deliciosos da gravidez é a decoração do quarto do bebê. Pensar e se inspirar nos temas, nas cores, nos móveis e objetos de decoração que possam representar todo o amor e carinho para a chegada do novo membro da família é bem prazeroso, mas muitas vezes pode se tornar um desafio.

Para te ajudar nessa tarefa, preparamos algumas dicas incríveis e práticas para você aprender como decorar quarto de bebê. 

Pesquise muito antes de decorar

Essa é a hora de segurar a ansiedade! Tudo bem que a gente já quer colocar a mão na massa e começar a escolher tudo o que vai fazer parte do ambiente, mas antes, a primeira dica para aprender como decorar quarto de bebê é pesquisar muito e evitar comprar acessórios e objetos desnecessários.

Converse com outras mães para saber como elas fizeram a decoração do quarto do bebê. Essa é uma ótima maneira de descobrir o que é essencial e dispensável. Você também pode pesquisar em diversos sites, revistas ou até mesmo aplicativos para ter algumas ideias bem legais para se inspirar.

Lembrando que você deve tirar todas as medidas do espaço. Já imaginou comprar uma poltrona e só descobrir na hora H que o quarto ficou bem apertado? Por isso, o planejamento é essencial: ele permite criar um ambiente lindo, do jeito que você sempre sonhou para o seu bebê.

Conheça os itens básicos

Isso não significa que o quarto do bebê precise ter apenas esses itens. Na verdade, eles estão presentes na maioria dos quartos de bebês, mas não se prenda a isso. Quem realmente decide como será a decoração e deve soltar a imaginação é você! Conheça agora alguns dos itens básicos:

  • Berço
  • Trocador
  • Guarda-roupas
  • Poltrona
  • Cômoda
  • Tapete
  • Cortina
  • Objetos de decoração (brinquedos, almofadas, quadros, ursinhos de pelúcia etc)
  • Kit para higiene

Se você acredita que algum item não terá utilidade, elimine de sua lista. Muitas vezes nos excedemos na decoração, usando objetos que “enchem” o ambiente. 

Pense nas cores do quarto

Tons claros e suaves são os mais comuns na decoração dos quartos de bebês. Se você está se perguntando o porquê disso, a gente te conta: esses tipos de tons transmitem sensação de amplitude e iluminam o ambiente, além de criar uma atmosfera bem aconchegante e de tranquilidade. O rosa quartzo foi eleito a cor do ano de 2016, e pode ser uma ótima opção para o quarto das meninas. Já os tons pastel ficam lindos no quarto dos meninos.

Você também pode combinar a cor da parede com os detalhes de objetos de decoração, como colchas, tapetes e almofadas. Outra dica para quem deseja fugir das cores tradicionais, mas ao mesmo tempo valorizar as paredes, é usar papel de parede ou adesivos vinílicos com temas lúdicos e estampas pequenas. 

Escolha os móveis pensando além da beleza

Sim, é claro que os móveis devem ser lindos, mas também deve ser levado em consideração que eles sejam funcionais e seguros. Esta é mais uma dica fundamental para quem quer entender como decorar quarto de bebê. Diferencie necessidade com segurança e luxo para acertar na compra!

Lembre-se de que é nesse ambiente que o bebê receberá todos os cuidados básicos de higiene, alimentação e dormir, por isso o espaço deve ser o mais funcional possível. Gaveteiros, baús e cômodas para trocar o bebê são alguns exemplos de móveis que ajudam a economizar no espaço e facilitar nas tarefas do dia a dia.

Um berço, uma cômoda para ser usada como trocador, um guarda-roupas e uma poltrona para amamentação costumam ser o bastante. Se o espaço comportar mais móveis, tudo bem, contanto que seja possível posicioná-los para que as pessoas circulem confortavelmente.

Não se esqueça da segurança 

Faça do quartinho do seu bebê um lugar aconchegante, gostoso e também seguro. Seu bebê irá crescer, começar a engatinhar e a curiosidade para conhecer o mundo ao seu redor vai fazer com que ele mexa em praticamente qualquer coisa que estiver ao seu alcance.

Coloque protetor de tomada para evitar que o seu bebê insira os dedos ou objetos pontiagudos e tome choque. Tapetes antialérgicos ou antiderrapantes, assim como cortinas fáceis de lavar, já que acumulam pó, são indicados. A iluminação no quarto do bebê também deve ser pensada. Organize o ambiente para que receba iluminação natural, direta (para ajudar nos momentos de higiene, por exemplo) e indireta (para as noites).  

Conheça os Móveis Henn para o seu bebê

A Henn conta com diversas linhas de móveis infantis pensadas especialmente para garantir o máximo de beleza, conforto, funcionalidade e segurança para o quartinho do seu pequeno. 

Os berços são certificados pelo INMETRO e os guarda-roupas e as cômodas são feitos com matéria-prima de qualidade e detalhes que fazem a diferença. São móveis que garantem bons sonhos para os bebês e para os pais. Acesse nosso site e conheça todas as linhas de móveis infantis disponíveis. 

E aí? Gostou das nossas dicas de como decorar quarto de bebê? Realmente não tem segredo: basta pesquisar bastante, planejar e focar no que é lindo e ao mesmo tempo funcional. Assine nossa newsletter e receba mais matérias como esta diretamente em seu e-mail!  

Compartilhe
com seus amigos

Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.

Selecione o assunto de
seu interesse!

Quer receber dicas e novidades da Henn?