×
Compartilhar Inscreva-se

Quadros na decoração de ambientes: aprenda dicas simples e charmosas

Os quadros são grandes responsáveis por transmitir aconchego e personalidade aos lares de forma simples e sem ocupar muito espaço. Usar quadros na decoração da casa é algo bastante acessível, as muitas variações em suas aplicações e combinações podem confundir e dar margem a dúvidas no momento da escolha.

Por isso, se você quer investir nesse tipo de ornamentação, é preciso conhecer os modelos e as formas de equilibrá-los no ambiente com cuidado e bom gosto.

Para acabar de uma vez por todas com as suas dúvidas, criamos este post com os segredos para usar quadros na decoração de ambientes com sucesso. Confira as nossas dicas!

Como decorar cada cômodo com quadros? 

Ao usar quadros na decoração de ambientes, sempre priorize o equilíbrio para manter a harmonia dentro de sua casa. Antes de colocar um, escolha o melhor local e analise o tamanho da peça e da parede para que não fique desproporcional.

Em ambientes maiores e mais amplos, como o hall de entrada, por exemplo, os quadros grandes se encaixam perfeitamente. Já em ambientes pequenos, como a cozinha, o ideal é que se use quadros menores, mesmo que em maior quantidade. Posicione os quadros nas paredes mais vazias, para que não entre em conflito com os objetos e móveis dos ambientes.

Como usar quadros debaixo da escada

Debaixo da escada é um dos espaços da casa que há pouco tempo era inutilizado, mas é um local bastante valioso e que não só pode como também deve fazer parte da casa. Ele pode ser um local para descanso e, decorá-lo para deixá-lo mais aconchegante é necessário.

Uma das formas de decorar é com o uso de quadros. Você pode colocar uma temática, por exemplo, se o local foi reservado como o “cantinho da leitura”, é possível escolher quadros que lembrem o tema.

Como usar quadros nos corredores ou hall 

Esses são considerados um dos melhores locais para se colocar quadros, já que normalmente contam com paredes mais amplas. Use um quadro maior no centro e outros dispostos simetricamente ao redor, formando um grande retângulo.

Os temas mais comuns para decorar esses locais são paisagens, flores ou desenhos.

Como usar quadros nos quartos 

A dica vale para os quartos de casal, de bebê e também dos jovens. Como esses locais costumam contar com mais móveis e elementos dispostos pelas paredes, uma ótima maneira de decorar com quadros consiste em apoiá-los em prateleiras ou mobílias de apoio.

Importante que as peças sejam colocadas com bastante cuidado para que tenham harmonia com a cabeceira da cama ou com os criados-mudos. Na verdade, o ideal é que os quadros sejam dispostos em toda a extensão da cabeceira ou da cama.

Para os quartos infantis, é bem comum que os quadros sigam padrões de temas escolhidos para a decoração. Utilize poucas peças nas paredes e tome muito cuidado em prendê-las para garantir a segurança dos pequenos.

Como usar quadros na cozinha 

Por ser um ambiente sujeito à umidade e vapores, a cozinha não é considerada o local mais apropriado para o uso de quadros. Caso você realmente tenha necessidade de decorar o ambiente, o ideal é usar quadros com materiais mais resistentes, que não serão danificados por suas variações climáticas.

Outra dica fundamental para usar quadros na cozinha é colocá-los em áreas mais arejadas, longe da pia ou do fogão.

4 formas de pendurar quadros na parede de um jeito bonito 

#1 – Arranjos de quadros em forma de retângulo: coloque um quadro maior no centro e outros simetricamente ao redor.

#2 – Arranjos de quadros em forma de quadrado: faça da mesma forma que a recomendada acima, porém com o cuidado de usar várias molduras do mesmo tamanho.

#3 – Arranjos de quadros com distribuição em dois eixos: defina dois eixos – horizontal e vertical – e alinhe os quadros com base neles. Mesmo com peças de tamanhos e formatos diferentes, a composição se torna bastante harmônica.

#4 – Arranjos de quadros com montagem mais solta: esse tipo de montagem busca alinhar as peças somente na parte inferior. Crie uma faixa, horizontal ou vertical, e faça um agrupamento dos quadros de forma menos comportada. A ideia aqui é ter liberdade na composição das peças.

Saiba que nem sempre é necessário furar a parede. Isso é ótimo, por exemplo, para quem mora de aluguel e existem algumas restrições no contrato quanto a furar paredes, sem contar que sem ter a planta em mãos, você pode furar e atingir algum cano, provocando um grande estrago.

Atualmente, você poderá encontrar diversos modelos e tipos de quadro que podem ser colados à parede com fita dupla face. Só tem um porém aqui: o peso da moldura. É interessante evitar, por exemplo, quadros que tenham tela de vidro. Alguns acidentes podem acontecer, portanto, nesses casos, furar a parede é ainda a melhor opção.

Qual estilo de quadro escolher? 

Por mais que decorar sua casa com quadros seja prazeroso, é preciso levar duas coisas em consideração ao escolher os estilos das peças: elas precisam ter relação com o lugar onde será colocada e com a personalidade do morador.

Com isso em mente, escolha o estilo dos quadros. Alguns mais usados são impressionista, minimalista, abstrato, realista, pop art, entre outros. Além disso, você poderá escolher o tema entre gravuras, pôsteres, aquarelas, fotografias e pinturas para compor sua casa.

As possibilidades de renovar o seu ambiente com quadros são inúmeras, inclusive com as opções de molduras disponíveis no mercado.

Decorar a casa é um dos passos mais importantes para quem deseja deixá-la mais aconchegante e, é claro, colocar um pouco de si nela. Uma das formas de fazer isso é apostando em pequenas peças como os quadros.

Eles não são caros e você ainda pode fazer os seus e economizar ainda mais. Para ajudá-lo a deixar a sua casa ainda mais bonita, criamos uma sequência de dicas para mostrar como fazer quadros personalizados. Vamos lá?!

Escolha o formato

Existem quadros dos mais diversos formatos, até mesmo redondos. Você pode escolher aquele que combina melhor com o local e a decoração. Os com formato retangular consegue oferecer uma ideia de maior altura da parede. Mas eles podem ser colocados tanto no sentido vertical quanto horizontal.

Os quadrados são ótimos para construir frases ou uma grande imagem como em um mosaico. Como eles são menores, é possível colocar uma pequena parte do desenho em cada um deles.

Escolha o local da casa

Em quais locais da casa você vai colocar os quadros? Eles podem ir em todos os cômodos e, a partir disso, você terá uma ideia melhor de qual desenho colocar em cada ambiente. Por exemplo, na cozinha, para ficar bem típico, quadros com desenhos de alimentos ou mesmo preenchidos com grãos como arroz, feijão, milho e outros.

Pense no material

Existem diversos materiais com os quais você pode trabalhar em seus quadros personalizados. Papel, tecido, naturais como rolhas, folhas secas, pétalas e outros.

Com tecidos, você pode, por exemplo, usar a técnica de Decoupage. É uma forma de juntar pedaços de tecidos de cores e estampas diferentes ou de um único tecido e fazer quadros. Bem prático e fica muito bonito. Você pode escolher estampas que casem bem com o cômodo da casa e com o restante da decoração.

Escolha o desenho

Qual ou quais desenhos pretende fazer no seu quadro? A internet está cheia de opções para você escolher os mais variados desenhos.

Escolheu a sua imagem? Que tal fazê-la com barbante? Você pode usar a imagem para marcar o papel ou tecido do quadro e, a partir disso, pontilhar os traços com alfinetes. Passe o barbante por todos os alfinetes até que a parte central do desenho esteja completamente preenchida.

Seja minimalista

Quer aderir ao minimalismo mesmo usando alguns quadros para decorar a casa? Que tal usar frases de motivação ou palavras que façam com que o seu dia e o daqueles que chegam à sua casa seja melhor?

Você pode fazer a arte no computador, com a letra e o fundo que deseja, mandar imprimir e colocar no seu quadro. Pode sair espalhando pela casa mensagens para deixar o seu dia muito mais animado.

Monte um desenho

Existem modelos de quadros que, quando dispostos juntos, formam um grande desenho na parede como o mapa do mundo ou qualquer outro desenho que quiser.

Aqui você tem duas opções. A primeira delas é já comprar um tipo de quadro como esse. Mas, se preferir algo mais personalizado, você pode montar a sua própria imagem. Peça para uma empresa ou profissional ampliar de forma que não perca a qualidade da imagem. Depois, é só cortar em pedaços e ir montando como se fosse um grande quebra-cabeças.

Pense na altura

Essa é uma dúvida muito comum na hora de pendurar o quadro na parede: qual a altura ideal? O recomendado é que o centro do quadro ou do conjunto de quadros fique a 1,60 metros do chão. É uma altura que beneficia tanto os mais altos quanto os mais baixos.

Se o quadro for colocado sobre o sofá, é interessante deixar de 20 a 25 cm da altura do móvel. Esse espaço é necessário para evitar que, ao sentar no sofá, a cabeça da pessoa bata no quadro. O mesmo vale para a distância para a cabeceira da cama e, se não tiver cabeceira, 60cm do chão é uma altura boa.

Faça uma simulação

Uma boa ideia para colocar em prática antes de colocar os quadros na parede é fazer tudo em papel. Use os papéis do tamanho dos quadros com o desenho que deseja impresso neles (se for o caso) e cole-os na parede. Essa é uma ótima forma de saber como a parede da sua casa vai ficar sem precisar danificá-la perfurando ou comprando quadros sem necessidade.

Aprendeu como fazer quadros personalizados? O mais importante é deixar a sua imaginação fluir e escolher opções que realmente possam representá-lo. Deixe a sua casa mais aconchegante, confortável e com a sua cara!

Quer mais dicas bacanas para decorar a sua casa? Então, assine a nossa newsletter e receba todas em primeira mão!

Deixe seu comentário

Compartilhe

Quer receber dicas e novidades da Henn?

A empresa HENN, em observância as Normativas de Proteção de Dados, esclarece que, para coleta de suas informações, você deve manifestar o seu livre consentimento para o tratamento de seus dados pessoais, em conformidade com a nossa Política de Privacidade.

Campo obrigatório.
Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails da Henn sobre produtos e serviços? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Política de privacidade
Você pode saber mais sobre como lidamos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de privacidade..

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.

Henn 2023 • Política de privacidadePolíca de cookies • Made with by 2op
Indústria e Comércio de Móveis Henn Ltda • CNPJ: 85.355.592/0001-17