A decoração do lar é uma forma de personalizar o local e expressar os gostos dos moradores, transformando uma casa ou apartamento no ambiente ideal para se viver.
Quando a personalização é em quartos, além de escolher itens de decoração, cores e objetos de uso cotidiano, é comum optar por preferências mais pessoais, que equilibrem o gosto com peças úteis, interessantes e que facilitem o dia a dia.
Porém, no caso de decorar quarto infantil, é preciso considerar ambas as questões e, ainda, o fato do ambiente influenciar no desenvolvimento do pequeno, um local de extrema importância na hora de pensar no conjunto dos ambientes.
Confira algumas dicas para decorar quarto infantil e entenda por onde começar!
O ideal é optar por tonalidades mais claras independentemente do pigmento, evitando que o ambiente fique sobrecarregado e deixe o pequeno agitado.
Algumas opções interessantes são tons pastéis que podem, ainda por cima, combinar entre si e formar um quarto mais colorido, ou mesmo optar pelo branco e produtos de outra tonalidade para dar destaque.
A iluminação é grande responsável por oferecer um ambiente aconchegante e calmo. Ao decorar quarto infantil, é possível usar luzes que regulam a intensidade ou lustres que ampliam e dividem a iluminação no ambiente.
Outra indicação é o uso de abajures e luminárias em cantos específicos do quarto, ajudando tanto no conforto noturno quanto na praticidade ao não ter que levantar da cama para alcançar o interruptor.
Leia também: Como escolher o melhor berço para bebêAtualmente existem alguns móveis adaptados para acompanhar o crescimento da criança. Se o pequeno ainda usar berço, é possível, por exemplo, adquirir produtos que se transformem em mini-camas conforme a necessidade da criança e dos pais.
Além disso, móveis duradouros como armários e cômodas podem ser usados em fases diferentes da criança, assim, além da compra para decorar quarto infantil, é possível adquirir produtos estratégicos e de qualidade, evitando gastos futuros.
O quarto pode ser dividido de acordo com as necessidades do pequeno. Caso ele seja bebê, o trocador de fraldas pode ser montado em cima de itens multiuso, como cômodas.
Se ele for criança, é necessário pensar em cantinhos de estudo com escrivaninhas e cadeiras, área dos brinquedos com caixas organizadoras, possíveis tapetes de E.V.A. e itens que estimulem o aprendizado a partir do lúdico ou mesmo locais para roupas e sapatos, que podem abranger armários e sapateiras que combinam entre si.
A decoração pode dividir ou juntar as “áreas” do quarto de acordo com a preferência, englobando regiões para melhor combinar ou separando de acordo com a função de cada cantinho.
Para finalizar, ao decorar quarto infantil devem ser consideradas as necessidades da criança. O ambiente com itens úteis explicado anteriormente também entra nessa categoria, reforçando o quão importante é montar um local agradável, prático e de maior uso da criança.
Porém, outra necessidade é considerar o gosto pessoal do pequeno. Se ele já apresenta maior afinidade por algum programa de televisão, por exemplo, é possível investir em detalhes que lembrem tal programa, caso haja preferência por alguma cor ou combinação, é possível escolher itens de decoração com tonalidades semelhantes.
O importante é equilibrar os gostos dos pais e filhos com o conforto no local a partir da decoração, montando um quarto agradável para a criança e que estimule o crescimento saudável.
Deja tu comentario
¡Seleccione el tema de
su interés!
¿Desea recibir consejos y novedades de Henn?
Este sitio utiliza cookies para mejorar y personalizar su experiencia con nuestro contenido y anuncios. Al navegar por el sitio, autoriza a Henn a recopilar dicha información y usarla para estos fines. En caso de dudas acceda a nuestra Política de cookies.