Blog – Ideas a su manera
Dicas definitivas para acertar no quarto infantil
23 Jan

Dicas definitivas para acertar no quarto infantil

A decoração do lar é uma forma de personalizar o local e expressar os gostos dos moradores, transformando uma casa ou apartamento no ambiente ideal para se viver.

Quando a personalização é em quartos, além de escolher itens de decoração, cores e objetos de uso cotidiano, é comum optar por preferências mais pessoais, que equilibrem o gosto com peças úteis, interessantes e que facilitem o dia a dia.

Porém, no caso de decorar quarto infantil, é preciso considerar ambas as questões e, ainda, o fato do ambiente influenciar no desenvolvimento do pequeno, um local de extrema importância na hora de pensar no conjunto dos ambientes.

Confira algumas dicas para decorar quarto infantil e entenda por onde começar!

Equilibre cores e tonalidades

O ideal é optar por tonalidades mais claras independentemente do pigmento, evitando que o ambiente fique sobrecarregado e deixe o pequeno agitado.

Algumas opções interessantes são tons pastéis que podem, ainda por cima, combinar entre si e formar um quarto mais colorido, ou mesmo optar pelo branco e produtos de outra tonalidade para dar destaque.

Pense na melhor iluminação

A iluminação é grande responsável por oferecer um ambiente aconchegante e calmo. Ao decorar quarto infantil, é possível usar luzes que regulam a intensidade ou lustres que ampliam e dividem a iluminação no ambiente.

Outra indicação é o uso de abajures e luminárias em cantos específicos do quarto, ajudando tanto no conforto noturno quanto na praticidade ao não ter que levantar da cama para alcançar o interruptor.

Invista em móveis diferenciados

Leia também: Como escolher o melhor berço para bebêAtualmente existem alguns móveis adaptados para acompanhar o crescimento da criança. Se o pequeno ainda usar berço, é possível, por exemplo, adquirir produtos que se transformem em mini-camas conforme a necessidade da criança e dos pais.

Além disso, móveis duradouros como armários e cômodas podem ser usados em fases diferentes da criança, assim, além da compra para decorar quarto infantil, é possível adquirir produtos estratégicos e de qualidade, evitando gastos futuros.

Pense na utilidade do ambiente

O quarto pode ser dividido de acordo com as necessidades do pequeno. Caso ele seja bebê, o trocador de fraldas pode ser montado em cima de itens multiuso, como cômodas.

Se ele for criança, é necessário pensar em cantinhos de estudo com escrivaninhas e cadeiras, área dos brinquedos com caixas organizadoras, possíveis tapetes de E.V.A. e itens que estimulem o aprendizado a partir do lúdico ou mesmo locais para roupas e sapatos, que podem abranger armários e sapateiras que combinam entre si.

A decoração pode dividir ou juntar as “áreas” do quarto de acordo com a preferência, englobando regiões para melhor combinar ou separando de acordo com a função de cada cantinho.

Considere as necessidades e gostos da criança

Para finalizar, ao decorar quarto infantil devem ser consideradas as necessidades da criança. O ambiente com itens úteis explicado anteriormente também entra nessa categoria, reforçando o quão importante é montar um local agradável, prático e de maior uso da criança.

Porém, outra necessidade é considerar o gosto pessoal do pequeno. Se ele já apresenta maior afinidade por algum programa de televisão, por exemplo, é possível investir em detalhes que lembrem tal programa, caso haja preferência por alguma cor ou combinação, é possível escolher itens de decoração com tonalidades semelhantes.

O importante é equilibrar os gostos dos pais e filhos com o conforto no local a partir da decoração, montando um quarto agradável para a criança e que estimule o crescimento saudável. 

Compartilhe
com sus amigos

Deja tu comentario

¡Seleccione el tema de
su interés!

¿Desea recibir consejos y novedades de Henn?

Introduzca su nombre
¡Escriba un email válido!

¿Quieres recibir correos electrónicos de Henn sobre productos y servicios? Puede darse de baja en cualquier momento.

Campo obligatorio

Política de privacidad

Puede obtener más información sobre cómo manejamos sus datos personales y sus derechos revisando nuestra Política de privacidad.