×
Compartilhar Inscreva-se

Como escolher o guarda-roupa ideal?

Escolher o guarda-roupa ideal pode ser um processo simples e fácil de fazer, mesmo que a ideia gere um pouco de nervosismo antes da compra.

Como existem diversos modelos e cada um é ideal para um tipo de quarto, necessidade e gosto pessoal, é comum que a escolha seja direcionada apenas pelas primeiras impressões ou “encanto” com o produto ao encontrá-lo na loja, porém, esse impulso é, muitas vezes, um risco, impedindo de focar em outras características do produto que vão além de seu design.

Para equilibrar o modelo com sua funcionalidade, design e qualidade, você pode seguir algumas dicas que ajudarão na escolha do guarda-roupa casal ou guarda-roupa solteiro, permitindo chegar a uma decisão ideal. Confira essas informações e não erre na hora de comprar!

1. Meça o local e tente visualizar o móvel

Imagine escolher um guarda-roupa lindo, que combina com o ambiente e com seu gosto pessoal e, na hora de montar, perceber que ele toma grande parte do cômodo ou, ainda, ocupa partes que dificultam a movimentação no quarto.

Para evitar essa frustração, uma das etapas iniciais na busca pelo móvel perfeito é entender quais as medidas ideais e qual o local em que o guarda-roupa deve permanecer. Dessa forma, além do melhor encaixe com o quarto, fica mais fácil encontrar quando se sabe o que está procurando, não é mesmo?

Uma dica na hora de medir o local de fixação, é seguir as etapas:

  • Utilizar uma trena para marcar a largura, comprimento e altura que, no quarto, seriam interessantes para o guarda-roupa;
  • Marcar com esparadrapo as medidas;
  • Tire fotos e visualize como o móvel ficaria no local e quanto de espaço ele utilizará.
  • Dessa forma, as marcações ajudam a entender o tamanho exato do guarda-roupa e como será a disposição após a compra.

Outra sugestão é utilizar programas de decoração e montagem de ambientes para criar o seu projeto de quarto, como o simulador da Henn, que oferece autonomia para o usuário dispor os móveis de acordo com suas ideias, apresentando uma escala que pode ser convertida em medidas reais.

2. Pesquise em meios variados

Após entender qual a altura, largura e comprimento ideais do guarda roupa para a instalação no cômodo, é hora de focar na pesquisa!

Para isso, o interessante é mesclar as formas de pesquisa, focando tanto na busca online quanto nas visitas à lojas físicas. Ambas as formas podem apresentar benefícios diversos, portanto, o complemento pode ser interessante. Confira algumas vantagens de ambas as buscas:

Pesquisa online

  • Melhor visualização da variedade de modelos (em lojas físicas existem chances dos produtos não estarem expostos);
  • Preço diferenciado de acordo com a loja;
  • Possibilidades em formas de pagamento;
  • Detalhamento na descrição do produto.

Busca em lojas físicas

  • Possível contato com o guarda-roupa, verificando sua matéria-prima, textura, cor etc.;
  • Acordos relacionados ao preço e forma de pagamento definidos diretamente com o vendedor;
  • Direcionamento em relação aos serviços de apoio, como instalação e transporte.
  • Ambas as opções são complementares e, dessa forma, devem ser exploradas no momento de busca.

Outra dica além de procurar nos ambientes físicos e digitais é pesquisar em sites de busca quais os locais que são confiáveis e quais possuem problemas com entregas, pagamento ou mesmo qualidade final. Além disso, vale a pena perguntar para colegas e familiares se conhecem as lojas e quais as opiniões sobre, gerando maior segurança para a compra.

Essa garantia ajuda a realizar pesquisas certeiras e evita perda de tempo ou mesmo aquisições de baixa qualidade.

3. Separe modelos adequados ao escolher o guarda-roupa

Para que a busca para escolher guarda-roupa seja relevante, outra dica é separar e filtrar as pesquisas de acordo com o tamanho necessário, quantidade de portas, gavetas e detalhes adicionais.

Esses modelos podem variar em muitas características, assim, é importante verificar itens básicos do guarda-roupa, como:

Quantidade de gavetas e prateleiras

Guarda-Roupa Magnus Henn
Guarda-Roupa Magnus


Para começar, o guarda-roupa casal ou guarda-roupa solteiro deve ter uma quantidade de gavetas e prateleiras adequadas ao seu dia a dia.

Essas divisórias são ideais para quem deseja guardar roupas mais pesadas ou de inverno dobradas, peças delicadas e em maior quantidade, como roupas íntimas, ou mesmo itens como jogo de cama ou toalhas de banho.

Assim, é importante considerar a quantidade de itens desse tipo que você usa no dia a dia e por períodos mais longos, como semanalmente ou mensalmente. Essa análise ajudará a entender quantas prateleiras e gavetas compensam, ajudando a organizar os itens.

Cabideiros para tipos de roupas

Os cabideiros ajudam a deixar peças de roupas esticadas e com maior facilidade de acesso. Assim, é comum comportar camisetas, blusas, camisas, vestidos ou mesmo calças em compartimentos menores.

Dependendo da quantidade de peças desse tipo, é interessante comprar um guarda-roupa com mais de um cabideiro ou com o item em modelo mais amplo, evitando acumular peças ou amassar roupas.

Tipos de portas e aberturas

Ao pesquisar, é possível escolher os tipos de portas, concentrando-se principalmente em modelos de guarda-roupa com portas que abrem para fora ou com porta de correr.

Itens adicionais

Por fim, os modelos atuais vão além de prateleiras, gavetas e cabideiros, oferecendo itens como:

  • Sapateiras;
  • Ganchos para lenços e acessórios;
  • Gavetas com divisórias internas;
  • É possível instalar espelhos internos e/ou externos tanto nas portas quanto nas laterais.

Se esses itens forem essenciais, é interessante fazerem parte da pesquisa, oferecendo maior praticidade e conforto durante o uso.

4. Pense no uso diário para escolher guarda-roupa

A dica 4 está relacionada a este item. Para que o guarda-roupa atenda às necessidades do dia a dia, é importante escolher o modelo de acordo com as suas necessidades específicas.

Se você tem muitos vestidos ou camisas, deve priorizar os cabideiros; se possui muitas roupas de cama, é ideal considerar modelos com prateleiras maiores.

Para isso, basta observar o dia a dia e entender qual estilo de roupa é mais utilizado. Dessa forma, você poderá escolher o guarda-roupa que atende às necessidades da rotina, garantindo maior praticidade e acesso para todos.

5. Equilibre as cores

Além das características de composição, o guarda-roupa deve combinar com o ambiente e tornar-se um item que faz diferença na decoração. Dessa forma, há abertura para procurar modelos que agradem o gosto pessoal e combine com o quarto, partindo de detalhes como:

Escolha da tonalidade

Mesmo que muitos móveis tenham tendência de serem comercializados com tons neutros como branco, bege, marrom claro e escuro, existem opções diferenciadas que misturam os pigmentos e apresentam detalhes em outras cores, por exemplo no puxador da porta. Essas opções podem combinar com a tonalidade predominante na decoração do quarto e complementar o ambiente.

Além disso, os modelos mais comuns também podem combinar com as cores do local. Armários brancos combinam tanto com tons claros quanto escuros, armários marrons combinam com tons terrosos e armários com detalhes em prata ou dourado podem combinar com detalhes de outros cômodos.

Combinação com outros itens do quarto

Essa combinação com outros móveis pode ser direcionada para itens maiores, como cômodas, penteadeiras e sapateiras.

Para isso, é importante escolher o guarda-roupa com a mesma cor ou tonalidades que combinam, detalhes parecidos e mesmo detalhes no formato que fazem diferença como tipo de puxadores, acabamento arredondado ou reto e possíveis desenhos nas portas e laterais.

Todos esses pontos relacionam-se à decoração e composição do local e também contribuem para manter um ambiente visualmente confortável.

6. Priorize a qualidade final

Um último ponto para escolher o guarda-roupa é a qualidade do material. É necessário pesquisar modelos em madeira maciça, MDP, MDF e outras matérias-primas antes de finalizar a compra.

Então, como cada material interfere no preço e normalmente o objetivo é que o produto dure alguns anos, é ideal entender quais as diferenças na composição e como isso afeta o produto, como os armários da Móveis Henn, que oferecem qualidade, design e um ótimo custo-benefício.

Falando nisso: qual o melhor material para guarda-roupa MDP ou MDF?

Uma das grandes dúvidas na hora de escolher o guarda-roupa ideal está exatamente em saber qual o melhor material: MDP ou MDF. De forma breve, o MDP é formado por três camadas de pedaços de madeira triturada, sendo as duas camadas externas mais finas e a interna mais grossa.

Já o MDF é um material uniforme, ou seja, ele não possui camadas como o MDP. Ele resulta da aglutinação de fibras de madeira com resina sintética, permitindo que o material seja mais trabalhado, inclusive criando formatos como o curvilíneo.

Cada um dos materiais têm suas características próprias e, assim, devem ser escolhidos conforme as necessidades e o uso dos móveis para o ambiente. E ainda vale a pena ressaltar que  tanto o MDF ou MDP podem ser utilizados sozinhos ou em uma combinação entre os dois.

No vídeo abaixo, a gente explica tudo sobre esses materiais para você tirar as suas dúvidas!

Qual tipo de guarda-roupa dura mais?

Se a sua dúvida é sobre o tempo de vida do guarda-roupa, saiba que tanto o MDP quanto o MDF tem excelente durabilidade. No entanto, tudo depende do cuidado na manutenção e também na limpeza do móvel.

Seguindo as dicas do fabricante, é possível garantir o máximo de duração do guarda-roupa, mantendo seu bom estado de conservação.

Como deve ser o guarda-roupa?

Se você chegou até aqui, já entendeu que cada situação requer um guarda-roupa diferente. Todas essas informações são ótimos pontos de partida para escolher o guarda-roupa ideal. Assim, é importante programar-se para realizar cada etapa com foco, garantindo uma escolha perfeita!

É por isso que aqui na Henn, nós estamos sempre trabalhando para desenvolver linhas de móveis modulados para quartos seguindo tendências do mercado e também ouvindo os desejos e necessidades de nossos clientes. É dessa maneira que produzimos guarda-roupas que encantam!

Então, para não perder tempo, clique aqui e confira as opções de guarda-roupas Henn!

Deixe seu comentário

Compartilhe

Quer receber dicas e novidades da Henn?

A empresa HENN, em observância as Normativas de Proteção de Dados, esclarece que, para coleta de suas informações, você deve manifestar o seu livre consentimento para o tratamento de seus dados pessoais, em conformidade com a nossa Política de Privacidade.

Campo obrigatório.
Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails da Henn sobre produtos e serviços? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Política de privacidade
Você pode saber mais sobre como lidamos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de privacidade..

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.

Henn 2023 • Política de privacidadePolíca de cookies • Made with by 2op
Indústria e Comércio de Móveis Henn Ltda • CNPJ: 85.355.592/0001-17