Blog – Ideas your way
Quarto Montessoriano: conheça o método e aprenda formas de montar o ambiente
23 Abr

Quarto Montessoriano: conheça o método e aprenda formas de montar o ambiente

Maria Montessori foi a primeira italiana a se formar em medicina na Itália e também foi pioneira em afirmar sobre o papel do aluno como protagonista no próprio aprendizado. As bases de sua teoria tem a ver com liberdade, individualidade e atividade. E, para ajudar as crianças desde muito pequenas, no aprendizado, criar um quarto montessoriano é ideal.

Existem vários itens que podem ser adicionados à decoração do quarto do seu filho para dar a ele essa visão de que ele é o responsável pelo próprio aprendizado, de que ele é um ser independente e capaz.

Veja abaixo algumas dicas de como você pode montar um quarto montessoriano ao melhor estilo!

Coloque espelho

O seu filho precisa se reconhecer, entender como ele é e se ver como indivíduo. Então, o quarto dele precisa ter um espelho, de preferência, com moldura e bem firme à parede para que não quebre ou tenha a chance de cortá-lo.

Barra fixa na parede

Para quem acha que a barra fixada na parede é apenas para aulas de balé ou para banheiros de idosos, engana-se. Encorajar a criança é um dos princípios do quarto montessoriano então, colocar uma barra fixa quando ele estiver aprendendo a andar, vai ajudar o pequeno a fazer isso de forma mais independente e com maior liberdade.

Tapete

O tapete ajuda os bebês por conta da sua textura, estimulando os receptores sensoriais presentes na pele. Assim, ele fica mais sensível para identificar os mais diversos tipos de texturas. Para as crianças que já são um pouco maiores, o tapete é ótimo para colocar limites espaciais. Elas podem brincar desde seja dentro daquele espaço, portanto ponha no quarto um tapete razoavelmente grande.

Móveis mais baixos

Locais de guardar brinquedos e roupas devem estar ao alcance do pequeno. Assim, ele poderá fazer as próprias escolhas, entender um pouco mais a própria personalidade, de quais cores e modelos ele mais gosta.

O mesmo vale para os brinquedos, ter um organizador de forma que fique facilmente acessível ajuda as crianças nas brincadeiras. Isso é bom também para os pais, pois conseguem entender melhor o jeito do filho e sua forma de pensar.

Cama em forma de cabana

Dar ao seu filho o próprio espaço desde pequeno é muito importante para incentivar a independência dele. Portanto, ter um berço na forma de uma cabana é uma maneira de criar o espaço dele quando ainda é muito pequeno, mas é importante para oferecer essa noção.

Com o passar dos anos, a cabana pode permanecer e as camas podem ser mais baixas, para dar ao seu filho a liberdade de sair de lá quando quiser, desde que seja seguro para ele.

Viu como não é difícil criar um quarto montessoriano para o seu filho? Ele pode ter a liberdade que precisa, criar a própria independência com muita segurança, proteção e o carinho dos pais que precisa nessa fase da vida. São detalhes que conseguem fazer muita diferença na vida do seu filho.

Quer mais dicas como essas para ajudar na decoração da sua casa? Então, assine a nossa newsletter!

Share with
your friends

Leave a comment

Select the subject of
your interest!

Want to receive tips and news from Henn?