Blog – Ideas your way
06 Dez

Como montar uma sala de jantar prática

Montar uma sala de jantar é algo que merece a sua atenção, especialmente se você gosta de receber a família e os amigos em casa.

É importante colocar a mobília e os itens decorativos em locais estratégicos para que não atrapalhem a circulação das pessoas no ambiente e para que os assentos não dificultem alguém entrar ou sair da mesa.

E, para ajudá-lo nisso, resolvemos fazer este post com algumas ótimas dicas. Elas vão direcioná-lo para a melhor decisão sobre o que comprar e o posicionamento dos itens no ambiente. Acompanhe!

3 super dicas para montar uma sala de jantar

1. Qual o tipo de mesa?

Eis uma dúvida bastante comum nessas horas.

As mesas retangulares ficam boas em salas estreitas ou pequenas, mas podem se adaptar à ambientes maiores. É um tipo de mesa que consegue acomodar um maior número de pessoas. 

Para quem costuma receber muita gente e fazer recepções com frequência em casa, os modelos extensíveis são ótimos, pois as mesas ficam menores no dia a dia e podem aumentar de tamanho quando necessário.

Se esse não é o seu caso, uma mesa retangular convencional já ajuda e muito.

Além disso, ela é fácil de, por exemplo, encostar na parede, caso não esteja em uso, para liberar espaço de ciculação, deixando seu cômodo maior para alguma outra atividade, por exemplo.

As mesas redondas também guardam muitas vantagens. Elas oferecem um visual mais aconchegante, é um modelo que sempre dá para colocar mais uma cadeira e o formato também ajuda a aumentar a interação entre os convidados.

É preciso ficar de olho em duas coisas: no diâmetro e também na sustentação.

Já sentou numa mesa redonda que, ao se apoiar, parece que você vai derrubar a mesa toda? Pois então, isso acontece quando o pé da mesa não sustenta todo o tampo. Olhe sempre por debaixo da mesa para ver essa questão antes de comprar.

O diâmetro vai determinar quanto espaço ela vai ocupar na sua casa e também quantas pessoas você vai conseguir acomodar. Sim, eu sei que 'apertando dá', mas se for confortável e tiver espaço suficiente para ninguém comer encolhido, melhor, né?!

2. Qual o tipo de cadeira?

Quando se trata da cadeira, a principal dúvida é: com ou sem braço? Bom, se o espaço para montar uma sala de jantar é pequeno, então o modelo sem braço é o mais indicado, pois facilita a movimentação dos convidados, especialmente na hora de sentar e levantar.

Mas você também pode mesclar com cadeiras de braço que podem ficar na cabeceira. Isso vai trazer mais sofisticação para a composição.

Lembrando que, antes de comprar uma cadeira com braço, você deve medir a altura entre o braço e a mesa, para que possa encaixar. Nesse caso, o melhor mesmo é comprar a mesa com as cadeiras, assim evita-se a chance de erros.

Outra questão importante das cadeiras é o tipo de material. Cadeiras com assento e encosto em madeira são lindas, mas, se permanecer sentado por muito tempo, pode ser desconfortável.

Por isso, leve em contar ter cadeiras estofadas, que são igualmente bonitas, mas tem um conforto extra, especialmente se a sua turma é do tipo que gosta de ficar jogando conversa fora após a refeição.

Procure sempre combinar a cor e a textura das cadeiras com demais elementos da sala, como o tapete ou as cortinas, por exemplo.

3. Quais os outros móveis?

Nem só de mesa e cadeiras vive uma sala de jantar não é mesmo? Existem outros móveis que devem fazer parte da decoração.

O aparador, por exemplo, é um móvel excelente, pois ele é bastante versátil.

Pode ser o lugar onde você vai colocar pratos copos e talheres para que todos possam se servir. Também pode colocar lá a comida ou então fazer um mini-bar.

Mas se você quer um lugar ideal para guardar o seu jogo de jantar, então uma cristaleira é fundamental. Além de ser um móvel muito bonito e charmoso, deixa a casa mais aconchegante.

Assim, você pode colocar pratos e copos na cristaleira e deixar o aparador para colocar a comida. A mesa fica muito mais livre para que todos possam comer à vontade.

Se você não quer um móvel alto, mas ainda precisa do espaço para armazenagem, um buffet pode ser a solução. Junto com o aparador vão te dar mais espaço de apoio e uma base extra para guardar seus jogos de jantar.

Viu como montar uma sala de jantar pode ser algo simples?

Agora, você já pode conferir todas as opções do nosso catálogo e encontrar a loja mais perto de você para turbinar a sua sala de jantar.

Depois, é só marcar um happy hour em casa ou um jantar com a família para estar mais perto de quem ama.

Quer mais dicas para decorar a sua casa? Então, assine a nossa newsletter!

Leia também: 04 dicas de organização que todo mundo deveria saber!

Share with
your friends

Leave a comment

Want to receive tips and news from Henn?

Type your name
Enter a valid email!

Do you want to receive emails from Henn about products and services? You can unsubscribe at any time.

Required field

Privacy policy

You can learn more about how we handle your personal data and your rights by reviewing our Privacy policy.