Blog – Ideas your way
 Minimalismo: cozinha com estilo
14 Dez

Minimalismo: cozinha com estilo

É inegável que vivenciamos um movimento global que nos faz refletir sobre o que realmente precisamos. É um movimento que vai além das nossas escolhas no dia a dia e invade nosso espaço mais particular: nossa casa.

Pensar que menos (não) é (somente) mais, mas também que se pode fazer mais com menos é um primeiro passo para deixar a criatividade fluir e as melhores ideias surgirem. Apesar de ser visto, muitas vezes, como uma proposta de “status”, atualmente, o minimalismo se tornou muito mais amplo, mostrando ser um modelo, não só de design, mas também de vida. 

Em nossa casa, a cozinha, por exemplo, é um espaço que ganha vida exatamente a partir das boas ideias. Assim, o minimalismo pode ser uma alternativa para você otimizar este espaço e criar um ambiente estiloso e produtivo para dar vida a sabores deliciosos.

A gente separou dicas e informações sobre o estilo minimalista que vão ser muito úteis para você dar um upgrade bem bacana na sua cozinha, Vem junto! 

Minimalismo não é somente para espaços pequenos

O conceito de menos não se aplica somente a ambientes pequenos. É claro que em uma cozinha com espaço limitado, o minimalismo ganha força porque permite que você utilize cada pedacinho do local de forma mais assertiva. 

Mas, caso você tenha uma cozinha de tamanho maior, com bastante espaço para circulação, por exemplo, vale a pena pensar em implementar esse estilo, porque ele permite que você dê foco em utensílios ou itens de decoração que valorizam o ambiente. A nossa cozinha Americana, por exemplo, traz detalhes em metal que dão um charme único à sua cozinha. 

Minimalismo é sobre criar sabores

Fonte: Pinterest

Uma cozinha “mais leve”, menos sobrecarregada visualmente, é como um quadro ou uma folha de caderno em branco: ela está pronta para deixar a imaginação rolar e criar opções incríveis. Por exemplo, em uma cozinha com bastante espaço, você pode testar aquelas receitas que sempre salva, mas nunca tira um tempinho de preparar. 

Além disso, otimiza também a questão do tempo de preparo já que, no estilo minimalista, os itens estão organizados dentro dos armários, cada um no seu lugar, evitando aquela velha bagunça de ter que procurar o que você vai utilizar. 

Minimalismo é sobre cores e iluminação

Com organização e bastante espaço, a cozinha minimalista ganha ainda mais estilo quando conta com uma iluminação natural, por meio de janelas e portas. E para combinar, vale optar por cores mais neutras e claras, deixando para apostar em cores sóbrias nos utensílios e itens de decoração.

Por exemplo: a nossa Linha Belize é uma opção perfeita para este ambiente, porque possui bastante espaço com armários e vidro fumê que harmoniza com a cor cinza do móvel. Seu design preza por uma paleta de cores monocromática, que é característica do estilo minimalista. 

Minimalismo é sobre ter o essencial

Já falamos aqui sobre a otimização do espaço que o estilo minimalista traz para a cozinha. Grande parte dessa otimização se dá pela escolha de itens que realmente são essenciais e que você utiliza com frequência. É sobre abrir mão daquele “apego” a itens que você ainda tem no fundo do armário, sabe?

Para isso, vale apostar em um conjunto de panelas de qualidade e utilizar no dia a dia ou um faqueiro de inox ao invés de um com detalhes em plástico. O investimento inicial é um pouco maior, mas a durabilidade é proporcional (além, é claro, de combinar muito mais com o estilo minimalista). Não utiliza com frequência aquele mixer que está no fundo do armário? Que tal desapegar e, caso precise em alguma situação pontual, você pode pedir emprestado a um vizinho ou um amigo?

Vale lembrar que ter o essencial também diminui o seu esforço e seu tempo com a limpeza, já que você utiliza menos itens e possui menos espaços para ficar limpando e organizando, não é mesmo?

Minimalismo é um estilo de vida

O pontapé inicial pode ser na sua cozinha, mas o estilo minimalista pode ser um modelo para sua vida. Pensar em fazer menos com mais, otimizar tempo e espaço e ampliar as criações com “quadros em branco” são tendências que podem ser espalhadas pela casa toda e que, com certeza, vão trazer muito mais possibilidades ao seu dia a dia.

Minimalismo é refletir sobre o que dá sentido, é extrair o melhor dos lugares: na sua cozinha, a nossa Linha Essência traz estilo e personalidade em cada detalhe.

Conta pra gente: já conhecia esse estilo? Já pensou em adaptar sua cozinha nesse formato? Quer saber informações e dicas de como melhorar os espaços da sua casa? Então, assine nossa newsletter e receba tudo diretamente no seu e-mail!

Algumas das imagens deste post foram retiradas do Pinterest, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação. 

Leia também: Happy Hour em casa: como montar seu barzinho personalizado

Share with
your friends

Leave a comment

Select the subject of
your interest!

Want to receive tips and news from Henn?

Type your name
Enter a valid email!

Privacy policy

You can learn more about how we handle your personal data and your rights by reviewing our Privacy policy.