Blog – Ideas your way
Guia geral para montar o enxoval do bebê (+ 3 dicas incríveis!)
29 Dez

Guia geral para montar o enxoval do bebê (+ 3 dicas incríveis!)

Precisando de um guia para montar o enxoval do bebê? Nós preparamos este aqui para ajudar as mamães de primeira viagem e também as que já são mães, pois muita coisa diferente e importante apareceu no mercado. São itens que precisam fazer parte da sua lista e que facilitam tanto a vida do bebê quanto a dos pais.

A chegada de um bebê sempre traz muita alegria e os papais e mamães querem oferecer o melhor a este serzinho que vem para completar ainda mais a felicidade do casal. Por isso, o enxoval merece uma atenção super especial. 

Vejamos abaixo quais são os itens essenciais para montar o enxoval do bebê e assim você só compra o que realmente é necessário!

5 dicas para montar o enxoval do bebê

1. Roupas que não podem faltar

Comprar as roupinhas do bebê pode ser uma das tarefas mais divertidas. Elas são tão pequenas e fofas que não tem como não se apaixonar por cada uma. Mas é preciso tomar cuidado nesse momento para não se empolgar e comprar roupas demais, afinal de contas, o bebê cresce bem rápido. Por isso, compre apenas o essencial. Veja quais são as peças abaixo:

 
  • Bodies: compre peças com e sem manga;
  • Meias: tenha, pelo menos, 3 ou 4 pares. Parece pouco, mas pense que o bebê cresce rápido nos primeiros meses;
  • Culotes: são as calças de malha que podem ser encontradas cobrindo ou não os pés;
  • Macacões: há modelos mais quentes que possuem manga comprida e outros mais frescos para os dias não tão frios;
  • Casacos de lã: ainda que você more em um local quente, é importante ter, pelo menos, uma peça dessa;
  • Acessórios: touca, mantas e luvas não podem faltar.

2. Produtos de higiene

Eis aqui outros itens importantes para montar o enxoval do bebê. Os objetos de higiene precisam ser comprados com cuidado, pois devem ser específicos para a idade. Por isso, fique de olho no rótulo e procure sempre comprar os produtos indicados pelo pediatra. Veja agora quais são os itens de higiene essenciais:

Toalhas: compre toalhas para recém-nascidos (RN) e também para as idades mais avançadas, por exemplo, 6 meses. Aliás, caso você queira economizar, pode comprar uma toalha maior que serve também para o RN;

Kit de higiene: cotonetes, escova ou pente, algodão, sabonete neutro, fralda de ombro, pano de boca, lenços umedecidos, fraldas descartáveis, creme para assaduras, tesourinha para unha, sabão para lavar as roupas da criança e babadores;

A banheira também entra neste ponto, afinal de contas, está diretamente relacionada com a higiene do bebê. Fique atento às medidas já que a banheira precisa entrar completamente no banheiro e você também precisa estar lá dentro. Dê preferência àquelas que possuem suporte para colocar todos os itens necessários para o momento do banho como shampoo, sabonete, toalha e outros. Você não poderá sair do local para pegar esses objetos em outro lugar.

3. Quarto

Outro momento divertido na hora de montar o enxoval é montar o quarto. Pensar na decoração permite usar a criatividade. Cortinas são necessárias? Quadros? Fotos? Veja o que não pode faltar.

Para iniciar, é importante que você decida qual estilo terá o cômodo: será mais clássico? Atemporal? Ou a ideia é seguir em uma linha mais moderna? Aqui na Henn, a gente tem diversas linhas de móveis que dão um toque super especial ao quartinho do seu bebê. Dá uma olhada:

  • Linha Adoleta: com cores suaves, essa linha dá muita paz e tranquilidade ao ambiente. O roupeiro, a cômoda e o berço trazem a essência do mundo infantil e enchem o quarto de alegria. Clique aqui e saiba mais!
  • Linha Alegria: conforto, beleza e segurança para o quarto do seu bebê são a alma dessa linha. Possui cavas como puxadores, o que traz mais tranquilidade quanto à segurança do bebê e o berço da cama é uma peça incrível, cheia de versatilidade. Confira mais detalhes clicando aqui!
  • Linha Americano: projetada com base no estilo escandinavo, essa linha conta com três móveis (cômoda, guarda-roupa e cama montessoriana). Os puxadores em bronze trazem um ar clássico e muita inspiração para o desenvolvimento do seu neném. Quer saber mais? Clique aqui!
  • Linha Aquarela: uma super linha que conta com nichos, baú e organizador, além das peças básicas. É ideal para quem é exigente e busca o máximo de qualidade. Super recomendado para espaços maiores. Vem conferir tudo clicando aqui!
  • Linha Bala de Menta: espaço, praticidade e muito estilo estão presentes nessa linha. Você pode encontrar nas opções de detalhes em branco, rosa ou amadeirado pra deixar 100% combinando com o seu estilo. Confira mais informações clicando aqui!
  • Linha Labirinto: com um contraste incrível entre pintura em alto brilho e fosca, essa linha conta, no guarda-roupa, com uma cantoneira decorativa, que você pode explorar com bichinhos de pelúcia ou porta-retratos. Além disso, possui formas mais tradicionais com detalhes em madeira. Saiba mais clicando aqui!
  • Linha Pão de Mel: explorando formas nos seus detalhes, essa linha é, literalmente, um doce. Super prática para as diversas fases do seu bebê, oferecendo beleza, conforto e segurança. Ficou interessado? Clique aqui e saiba tudo! 

Para agilizar a sua busca e facilitar para você, clicando aqui, você confere uma sequência de vídeos super completa sobre as nossas linhas!

4. Berço

O berço precisa ser pensado com cuidado, afinal de contas, o bebê passará grande parte do dia e da noite dentro dele. Na hora de comprar, pense também mais além para economizar. Optar por um berço que se transforme em uma cama para o pequeno é importante. Além disso, existem alguns berços com gavetas, que podem ser úteis para guardar itens como lençóis, rolinhos, mantas e outros.

É essencial estar atento às questões de segurança que envolvem a aquisição do berço. É por isso que vale a pena, inicialmente, se certificar sobre a adequação do móvel em relação às medidas ditadas pelo Inmetro. Estamos falando aqui sobre o berço, mas essa atenção se estende a outros móveis e itens que farão parte do quarto e do enxoval do bebê, além do colchão e da roupa de cama. 

Para ficar por dentro desse tema, confira nosso post sobre: “Segurança do bebê: conheça as normas Inmetro para berços”.

5. Mantas, cobertores e lençóis

E falando neles, eis alguns itens que não podem faltar. Quando for comprar, opte sempre por tecido 100% algodão que é mais macio para a pele delicada do bebê. 4 jogos de lençol, 3 mantas e 1 edredom são suficientes.

Além dos itens listados, o quarto do bebê também deve ter uma cômoda, um trocador, roupeiro e uma cadeira ou poltrona confortável para dar mama.

EXTRA: 3 dicas incríveis!

Espelhos

Se o quarto do seu bebê é pequeno, vale apostar em espelhos. Além de contribuir para o desenvolvimento psicomotor da criança, também dão a sensação de amplitude ao ambiente.

Tecidos

Para as roupas de cama e almofadas, vale a pena investir em estampas geométricas que trabalham oferecendo “movimento” ao dormitório.

Papel de parede

Pronto ou personalizado, é uma opção que enche o quarto de personalidade. Além disso, dependendo da proposta, ele pode passar a sensação de interação com os móveis e o restante dos itens. 

Gostou do nosso Guia para montar enxoval do bebê? Bateu aquela vontade de começar a montar tudo agora mesmo, não é? Então, para receber mais informações e dicas úteis como esta, lembre-se de assinar a nossa newsletter!

Alguns dos gifs deste post foram retirados do Giphy, caso um seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação. 

Share with
your friends

Leave a comment

Select the subject of
your interest!

Want to receive tips and news from Henn?

Type your name
Enter a valid email!

Privacy policy

You can learn more about how we handle your personal data and your rights by reviewing our Privacy policy.