Blog – Ideas your way
12 Nov

Guia de limpeza: aprenda a organizar as tarefas da faxina da casa

No final de ano muitas famílias se organizam para receber pessoas em casa ou então, querem viajar e deixar a casa limpa para quando voltar. Para isso, uma faxina é mais do que importante e é possível deixar essa tarefa mais fácil. Organizar tarefas de faxina da casa consegue reduzir o tempo de trabalho e evitar que fique algo de fora.

Por exemplo, você pode decidir organizar por cômodo ou então por etapas como primeiro tirar a poeira, depois varrer a casa toda e assim por diante. 

Mas, qual é a melhor forma de organizar a faxina da casa? Por onde começar? É justamente sobre isso que falaremos agora. Confira!

4 dicas para organizar tarefas de faxina da casa

1. Faça a limpeza por cômodo

Algumas pessoas preferem varrer a casa de uma vez e seguir nas etapas de tirar poeira, passar pano e deixar os banheiros para lavar por último. Essa pode ser a forma mais prática de limpar uma casa, mas pode não ser a melhor.

O fato é que quando a limpeza é feita por cômodo é muito mais difícil deixar algo sem limpar ou organizar. O seu foco é um único local da casa e dessa forma, a limpeza passa a ser muito mais minuciosa.

2. Comece pelo fundo

Tudo bem, você já sabe que vai fazer a faxina por cômodos, mas qual será o primeiro? A dica é: comece pelos que ficam no fundo. Normalmente são lugares como cozinha, área de serviço e quintal. 

Mas por que fazer dessa forma? A explicação é bem simples e lógica. Digamos que você já limpou a sala e alguém quer ir para a cozinha. Ela vai ter que atravessar uma área já limpa, sujando-a. Se começar pelo fundo, não terá esse problema.

3. Separe o que vai precisar

Se tem uma coisa que pode ser bem irritante na hora de fazer e organizar tarefas da faxina da casa é ter que parar a todo momento para pegar um produto ou item que faltou.

Portanto, pegue um balde ou bacia e coloque todos os produtos dentro como desinfetante, água sanitária, limpa vidro, pano de poeira, pano de chão, espanador e assim por diante. Para o banheiro, é melhor pegar os produtos de maneira separada na hora de ir limpar.

4. Comece pelo teto

Faxina se começa pelo teto, justamente porque é o local que as pessoas esquecem de limpar e vai descendo para as paredes até chegar no chão. E para que limpar teto e paredes?

É no teto que você vai encontrar teias de aranha e, se for a cozinha, gordura grudada. E, nas paredes, fica o interruptor, onde todo mundo coloca a mão o tempo inteiro e costuma acumular sujeira.

Agora que você já sabe como organizar tarefas da faxina da casa é hora de colocar a mão na massa. Depois, tente manter tudo em ordem, especialmente os objetos. Tirou do lugar e usou? Coloque novamente assim que terminar. Sujou? Lave. Só assim a sua casa ficará em ordem para morar com tranquilidade e conforto. Dificuldade em organizar tarefas da faxina da casa, nunca mais! 

Quer receber mais dicas que vão ajudar no seu dia a dia? Então, assine a nossa newsletter!

Leia também: 04 dicas de organização que todo mundo deveria saber!

Share with
your friends

Leave a comment

Want to receive tips and news from Henn?

The HENN company, in compliance with the Data Protection Regulations, clarifies that, in order to collect your information, you must express your free consent to the processing of your personal data, in accordance with our Privacy Policy.
Required field
Type your name
Enter a valid email!

Do you want to receive emails from Henn about products and services? You can unsubscribe at any time.

Required field

Privacy policy

You can learn more about how we handle your personal data and your rights by reviewing our Privacy policy.