Blog – Ideas your way
Dicas definitivas para acertar no quarto infantil
18 Fev

Dicas definitivas para acertar no quarto infantil

A decoração do lar é uma forma de personalizar o local e expressar os gostos dos moradores, transformando uma casa ou apartamento no ambiente ideal para se viver.

Quando a personalização é em quartos, além de escolher itens de decoração, cores e objetos de uso cotidiano, é comum optar por preferências mais pessoais, que equilibrem o gosto com peças úteis, interessantes e que facilitem o dia a dia.

Porém, no caso de decorar quarto infantil, é preciso considerar ambas as questões e, ainda, o fato do ambiente influenciar no desenvolvimento do pequeno, um local de extrema importância na hora de pensar no conjunto dos ambientes.

Confira algumas dicas para decorar quarto infantil e entenda por onde começar!

Equilibre cores e tonalidades

O ideal é optar por tonalidades mais claras independentemente do pigmento, evitando que o ambiente fique sobrecarregado e deixe o pequeno agitado.

Algumas opções interessantes são tons pastéis que podem, ainda por cima, combinar entre si e formar um quarto mais colorido, ou mesmo optar pelo branco e produtos de outra tonalidade para dar destaque.

Pense na melhor iluminação

A iluminação é a grande responsável por oferecer um ambiente aconchegante e calmo. Ao decorar quarto infantil, é possível usar luzes que regulam a intensidade ou lustres que ampliam e dividem a iluminação no ambiente.

Outra indicação é o uso de abajures e luminárias em cantos específicos do quarto, ajudando tanto no conforto noturno quanto na praticidade ao não ter que levantar da cama para alcançar o interruptor.

Invista em móveis diferenciados

Atualmente existem alguns móveis adaptados para acompanhar o crescimento da criança. Se o pequeno ainda usar berço, é possível, por exemplo, adquirir produtos que se transformem em mini-camas conforme a necessidade da criança e dos pais.

Além disso, móveis duradouros como armários e cômodas podem ser usados em fases diferentes da criança, assim, além da compra para decorar quarto infantil, é possível adquirir produtos estratégicos e de qualidade, evitando gastos futuros.

Pense na utilidade do ambiente

O quarto pode ser dividido de acordo com as necessidades do pequeno. Caso ele seja bebê, o trocador de fraldas pode ser montado em cima de itens multiuso, como cômodas.

Se ele for criança, é necessário pensar em cantinhos de estudo com escrivaninhas e cadeiras, área dos brinquedos com caixas organizadoras, possíveis tapetes de E.V.A. e itens que estimulem o aprendizado a partir do lúdico ou mesmo locais para roupas e sapatos, que podem abranger armários e sapateiras que combinam entre si.

A decoração pode dividir ou juntar as “áreas” do quarto de acordo com a preferência, englobando regiões para melhor combinar ou separando de acordo com a função de cada cantinho.

Considere as necessidades e gostos da criança

Para finalizar, ao decorar quarto infantil devem ser consideradas as necessidades da criança. O ambiente com itens úteis explicado anteriormente também entra nessa categoria, reforçando o quão importante é montar um local agradável, prático e de maior uso da criança.

Porém, outra necessidade é considerar o gosto pessoal do pequeno. Se ele já apresenta maior afinidade por algum programa de televisão, por exemplo, é possível investir em detalhes que lembrem tal programa, caso haja preferência por alguma cor ou combinação, é possível escolher itens de decoração com tonalidades semelhantes.

O importante é equilibrar os gostos dos pais e filhos com o conforto no local a partir da decoração, montando um quarto agradável para a criança e que estimule o crescimento saudável.

Leia também: Como escolher o melhor berço para bebê

Share with
your friends

Leave a comment

Select the subject of
your interest!

Want to receive tips and news from Henn?

Type your name
Enter a valid email!

Do you want to receive emails from Henn about products and services? You can unsubscribe at any time.

Required field

Privacy policy

You can learn more about how we handle your personal data and your rights by reviewing our Privacy policy.