Blog – Ideas your way
Dicas de segurança para quarto do bebê
12 Fev

Dicas de segurança para quarto do bebê

Com as crianças, todo cuidado é pouco, principalmente com o bebê e tudo começa pelo quarto que o local onde ele passa mais tempo. Nos primeiros meses de vida, estamos mais vulneráveis e, portanto, a segurança do quarto de bebê deve ser muito bem pensada.

É importante pensar com calma e com antecedência. Os pais ficam tão ansiosos com a chegada do filho que, muitas vezes, deixam de lado algumas coisas importantes no quesito segurança. E, para ajudá-los, fizemos uma lista com os principais cuidados para o quarto do pequeno. Confira!

3 ótimas dicas de segurança para quarto do bebê

1. Escolha móveis adequados ao ambiente

A mobília precisa cumprir 2 importantes requisitos: precisa combinar com a decoração e, é claro, oferecer segurança. Por exemplo, é muito mais interessante comprar móveis que tenham pontas arredondadas. Eles podem até ser mais altos que as crianças e não há risco de que, por si só, elas se machuquem. Mas pode ser que, você levando o bebê no colo, possa não perceber e bater em uma dessas pontas.

Mas não precisa se desesperar. Se os móveis que você gostou e que combinam com o quarto têm pontas, é possível encaixar protetores nelas.

2. Fique de olho na parte elétrica

A fiação elétrica da casa é algo que precisa ser analisado com muito cuidado e, de preferência, peça para um especialista fazer isso. Fios velhos precisam ser trocados e qualquer remendo que foi feito precisa ser modificado. Além disso, na hora de instalar coisas como ar condicionado no quarto da criança e outros itens como o chuveiro, é interessante que seja instalado com tomada. Assim, em casos de queda de energia é possível desconectá-lo da rede e assim, oferecer menor risco.

E falando em fiação e rede elétrica, não se esqueça de tampar todas as tomadas da casa com os protetores. Já faça isso já por volta dos 6 meses do bebê já que eles começam a engatinhar, em média, a partir dos 7 meses.

3. Prefira a funcionalidade

Muitos móveis dentro do quarto do bebê não é a melhor opção, especialmente se o cômodo for pequeno. Isso vai ajudar e muito naquele momento do meio da noite em que você precisa ir para o quarto do seu filho e não pode acender a luz. Além disso, para ninar é bem melhor, pois terá por onde caminhar dentro do quarto.

Outra dica é colocar os móveis mais próximos da parede para dar espaço no meio do quarto. Apenas tenha cuidado na hora de posicionar o berço que não deve ficar debaixo da janela. Além de ser um local pelo qual entra poeira, quando o bebê estiver ficando de pé no berço, ele pode querer subir pela janela, ainda mais se houver grades nela. Lembre-se de que o berço deve ser, obrigatoriamente, com o selo do Inmetro.

Para ajudá-lo nessa tarefa e ler mais segurança para o quarto do bebê, você pode fazer uma checklist antes de começar. Não deixar brinquedos dentro do berço, instalar redes de proteção e grades nas portas e, ao mesmo tempo, criar um clima mais aconchegante são alguns pontos que devem entrar nessa lista.

Quer receber mais dicas que vão ajudar a cuidar melhor do seu bebê? Então, assine a nossa newsletter!

Leia também: Como fazer letras floridas para decorar a casa

Share with
your friends

Leave a comment

Select the subject of
your interest!

Want to receive tips and news from Henn?