Blog – Ideas your way
Dicas para contratar funcionários para loja de móveis
21 Ago

Dicas para contratar funcionários para loja de móveis

Contratar funcionários para loja de móveis pode não ser das tarefas mais fáceis. Além de ter todas as características que um bom colaborador deve ter — ser proativo, interessado, produtivo e outras — ele também precisa entender bem do assunto e se manter atualizado sobre o mercado. Bons funcionários ajudam a loja a bater as metas e a alcançar os objetivos. Mas como encontrá-los?

Essa é a grande questão aqui e pode ser uma dificuldade para você ou para o setor de RH do seu empreendimento. Pois bem, listamos abaixo dicas importantes que o ajudarão nessa questão. Confira!

Como contratar funcionários para loja de móveis

1. Busque na concorrência

Os concorrentes, especialmente aqueles que estão se saindo melhores no mercado, certamente possuem funcionários que valem a pena contratar. Descubra qual é a remuneração e os benefícios oferecidos pela empresa e ofereça algo melhor. Nem precisa ser um atrativo apenas financeiro, você pode oferecer, por exemplo, maior autonomia para trabalhar, horários mais flexíveis, entre outros. 

Não estamos falando aqui de roubar o funcionário do concorrente, mas sim de valorizá-lo mais do que ele está sendo na empresa na qual trabalha. Se ele estiver satisfeito não vai sair não é mesmo?

2. Leve em conta a personalidade

Alguns recrutadores olham muito para o currículo e se esquecem de analisar a personalidade do candidato. Isso acaba levando para o ambiente de trabalho pessoas que podem causar intrigas e prejudicar a produtividade e o andamento do trabalho de todos.

Por isso, analise também a personalidade do funcionário. Ele é proativo? Está disposto a aprender e compreende a cultura da sua empresa? Ele pode até não entender muito sobre móveis, mas se mostrar interesse em aprender sobre o assunto, é uma ótima escolha. Veja se ele realmente está aberto a essa oportunidade.

3. Faça uma atividade prática

Que tal colocar o candidato em uma situação hipotética? Pense em situações do cotidiano da loja, que não sejam muito fáceis ou muito difíceis de resolver. Descreva essa situação e peça para que o funcionário resolva ou mesmo, descreva como agiria. É uma forma não só de analisar se ele realmente está apto para o cargo, mas também se entendeu as atribuições que precisa cumprir.

4. Detalhe a função para o candidato

No momento em que colocar a vaga aberta, é essencial descrevê-la em detalhes. Não se incomode se o texto ficar muito grande, para facilitar, pode colocar todas as atribuições em tópicos. Mostre também o que será considerado um diferencial, quais valores o funcionário precisa ter e o que será avaliado em sua conduta.

5. Busque por recomendações

Uma ótima maneira de contratar funcionários para loja de móveis é perguntando aos conhecidos. Eles podem saber de alguém, até mesmo próximo, que está em busca de emprego e que entende do assunto ou já trabalhou como vendedor. Você, certamente, conhece diversas pessoas do ramo ou da área de varejo que poderá dar algum nome. É uma boa opção usar essa dica, pois terá uma pessoa com referência de alguém já conhecido.

Quer receber mais dicas que vão ajudá-lo a melhorar o desempenho da sua loja? Então, assine a nossa newsletter!

Share with
your friends

Leave a comment

Select the subject of
your interest!

Want to receive tips and news from Henn?