Blog – Ideas your way
Como montar um espaço de estudo para crianças
11 Mar

Como montar um espaço de estudo para crianças

É importante incentivar a vontade de estudar desde bem jovem. E, para isso, um dos primeiros passos é criar um espaço de estudos para as crianças de forma que ele esteja de acordo com as necessidades delas no momento. Estudar no sofá ou na cama não é de maneira alguma uma opção. 

Além de ser péssimo para a postura, isso causa um “nó” no cérebro. Afinal de contas, a cama é para dormir e a gente costuma ir para o sofá para assistir filmes e desenhos. Duas coisas que não combinam muito com o momento do estudo.

Confira também como montar um quarto ao melhor estilo Montessoriano e estimule o aprendizado dos mais novos!

Sendo assim, é necessário montar um espaço de estudos que pode ser no quarto ou em qualquer outro local da casa (melhor opção). Pode ser na sala ou até mesmo naquele espaço debaixo da escada que não costuma ser utilizado. Confira abaixo algumas dicas que vão ajudá-lo a criar o espaço perfeito para o seu pequeno!

Monte um espaço de estudo para crianças com uma mesa espaçosa

Uma mesa para as crianças precisa ter espaço para criar. Nela, é necessário colocar todos os objetos de pintura como lápis de cor, lápis de cera, hidrocor e muitos outros. Os papéis também devem estar sobre a mesa assim como os livros e cadernos da escola.

Coloque uma cadeira regulável

Pensar em ergonomia na hora de montar um espaço de estudos para crianças é fundamental. Elas estão em fase de desenvolvimento e, portanto, precisam de todos os cuidados durante o crescimento. Não ficar atento a isso pode gerar problemas de postura como a Escoliose Idiopática e dores nas costas mesmo em crianças.

Providencie uma prateleira 

Se você ainda não tiver uma, providencie para o canto de estudos do seu pequeno. Uma prateleira é sempre um móvel muito útil, pois serve para os mais diversos propósitos. Você pode também comprar um organizador, pois consegue oferecer o mesmo efeito e objetivo que é o da organização dos materiais escolares e outros itens dentro do ambiente. 

Preste atenção na iluminação

A iluminação do ambiente de estudos é algo que faz a diferença no aprendizado. Afinal de contas, se o cérebro perceber que há uma dificuldade para realizar uma tarefa, aos poucos ele vai se desligando e o sono não tardará a chegar. Por isso, é importante que a iluminação seja adequada ao momento. Utilizar a luz natural por meio de uma janela é a melhor opção, porém, mesmo nos dias nublados a luz de uma luminária pode ajudar.

Prefira mesas com gavetas

As gavetas são excelentes em qualquer lugar, mas são especialmente úteis em um espaço de estudo para as crianças. Nelas você pode colocar clipes de papel, carregador de celular (caso seu filho tenha um), agenda, cadernos, livros e outros itens que podem não caber na mesa a depender do tamanho que ela tenha.

Montar um espaço de estudo para as crianças não é algo difícil. É praticamente a mesma coisa que montar para um adulto, mas de maneira mais lúdica. Tente colocar um pouco de cor nesse ambiente. Pode ser a própria mesa, a cadeira, um painel, qualquer coisa que ajuda a exercitar a criatividade.

Quer receber mais dicas que vão ajudá-lo a deixar o seu lar do jeito que sempre quis? Então, assine a nossa newsletter!

Leia também: Dicas de segurança para quarto do bebê

Share with
your friends

Leave a comment

Select the subject of
your interest!

Want to receive tips and news from Henn?