Blog – Ideas your way
Como decorar quarto pequeno
19 Jul

Como decorar quarto pequeno

Em muitos apartamentos ou casas mais novas, há uma divisão de ambientes que direciona menor espaço para os quartos, exigindo móveis que combinem entre si, sejam práticos e, muitas vezes, multiuso.

Além disso, decorar quarto pequeno torna-se uma questão além da montagem em si, preocupando algumas pessoas na hora de pensar em tons, objetos, texturas e pontos de destaque no local, deixando o ambiente bonito, personalizado e, ainda, aconchegante.

Para entender como decorar quarto pequeno, quais as escolhas que podem qualificar o ambiente e como combinar com gostos pessoais, confira algumas dicas!

Descubra o poder das cores na decoração

1. Pense nos móveis

Antes de pensar na decoração, é interessante considerar a compra de móveis adequados ao local, que ofereçam maior praticidade para o ambiente e dia a dia. Neste sentido, comece pensando na necessidade, observando quanto espaço - e para quê - se precisa mais. 

Além de um espaço para guardar roupas, é preciso saber se será necessário ter, por exemplo, um espaço para home office, com mesa e cadeira adequada; prateleira para livros ou então um pequeno armário com gavetas para guardar documentos.  

Enfim, é bom pensar em como esse quarto vai ser usado - e por quem. Talvez seja uma criança que precisa de espaço para guardar brinquedos, talvez um adolescente que toque instrumentos musicais. Tudo isso deve ser levado em consideração. 

Para o guarda-roupas, é possível optar por armários embutidos ou que circundam a cama, portas deslizantes, camas mais compactas ou mesmo móveis estratégicos, como armários multiuso e sapateiras. 

Para isso, é bom pesquisar empresas que ofereçam produtos diferenciados ou que possam ser adaptados de acordo com o ambiente, como os itens modulares. Eles são muito versáteis e podem ser combinados de diferentes formas, proporcionando o ajuste ideal para o cômodo. 

2. Use cores escuras com moderação

Para decorar quarto pequeno, a definição de cores e tonalidades deve ser uma atividade de grande atenção.

Muitas pessoas pecam ao usar cores muito escuras nas paredes ou mesmo em móveis grandes. Eles acabam atraindo muita atenção e trazendo mais destaque, o que deixa o ambiente visualmente menor. Além disso, cores mais escuras e tons mais fechados tendem a enjoar ou a cansar mais ao longo do tempo. 

Para que a sensação de acolhimento seja mantida e, ainda, o quarto não passe a sensação de ser menor, busque usar cores pastéis ou mais claras e, se houver real desejo de usar tonalidades escuras, opte por pintar apenas uma parede com a cor escolhida, mantendo a iluminação e extensão do quarto.

Aliás, é preciso prestar atenção na iluminação. Móveis ou paredes de cores mais escuras exigem mais iluminação à noite. Cores mais claras dão um efeito iluminador melhor. 

LEIA TAMBÉM: Como escolher a cor perfeita para sua decoração!

3. Considere poucos objetos decorativos

Outro ponto que compromete muito o espaço de locais pequenos é o excesso de informações. Isso vale tanto para a quantidade de coisas, quanto para a quantidade de cores diferentes dispostas num mesmo ambiente. 

Para evitar uma sensação de ambiente “entulhado”, cuidado no momento de pensar na decoração do quarto, evitando acumular muitos objetos decorativos ou que fiquem expostos, como livros, CDs, cadernos e similares.

Esses elementos podem acabar dando um ar de bagunçado ao ambiente e não de decorado, justamente porque são muitas pequenas coisas, às vezes multicoloridas, ocupando um pequeno espaço. 

O ideal é pensar em locais estratégicos para guardar as coisas de uso constante e deixar apenas alguns itens aparentes, ajudando tanto na ambientação quanto na organização. 

Outro detalhe é tentar combinar objetos de decoração e multiuso como nichos e prateleiras com as cores do ambiente, combinando tonalidades e harmonizando as estruturas. 

4. Aposte em objetos altos

Como quartos pequenos exigem maior logística para garantir espaço na movimentação e para composição do ambiente, uma ideia é decorar o local com foco em objetos suspensos que não atrapalhem o caminho e a correria do dia a dia. 

Para isso, é possível apostar em prateleiras, quadros, luzes suspensas, vinis pendurados, relógios e demais objetos que possam ser fixados.

Por mais que o espaço de circulação seja limitado, há todo o espaço das paredes que pode ser utilizado para criar novos espaços de armazenagem ou então para decoração.  

Só cuidado na altura em que esses objetos fixos e que se projetam para frente da parede são colocados. Cuidado pra não deixar bem na altura dos olhos ou da cabeça e acabarem se tornando um ponto para se bater. 

Outro ponto é cuidar com a abertura da porta, evitando fixar ali objetos que possam colidir. Aliás, atrás da porta é possível usar ganchos de metal e até autoadesivos para guardar casacos a serem usados no dia-a-dia ou até mesmo um roupão.

5. Foque na iluminação e reflexo

Por fim, decorar quarto pequeno é quase sinônimo de pensar em uma boa iluminação e formas de ampliar o ambiente. 

Mais de uma lâmpada, luzes em Led ou mesmo abajures ajudam a melhorar a ambientação e espaço, assim como espelhos grandes ou em maior quantidade, ajudando a ampliar o local.

Se seu espaço tem nichos, você pode optar por colocar uma fita led neles, ou então usar o espaço ao redor da cama. Mas, tome cuidado para não colocar muitos pontos de luz, o que pode ser demais.  

Abajures são uma ótima opção, especialmente se você tem o hábito de ler. Eles compõem bem o ambiente e ainda tem uma utilidade prática. 

Com os espelhos é a mesma coisa, além de serem bons para dar a ideia de amplitude, eles ainda são funcionais num quarto, já que ajudam na hora de se arrumar. Eles podem ser usados tanto na parede ou então na porta do guarda-roupas. 

Todos esses pontos devem ser pensados de acordo com cada local, ajudando a entender como melhorar o quarto e, ainda, decorar quarto pequeno de acordo com o gosto da pessoa e a melhor personalização.

Leia também: 5 dicas para decorar seu quarto com o tema viagem

Share with
your friends

Leave a comment

Want to receive tips and news from Henn?

Type your name
Enter a valid email!

Do you want to receive emails from Henn about products and services? You can unsubscribe at any time.

Required field

Privacy policy

You can learn more about how we handle your personal data and your rights by reviewing our Privacy policy.